USP de Bauru realiza Semana Cultural

Com o tema “Meu Brasil”, evento vai mostrar a diversidade cultural do País através de atividades artísticas promovidas por alunos e funcionários da USP e seus filhos

24/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 01/11/2016 as 14:24
20161024_01_SC-bauru
Dirce Oliveira, Releitura da Obra de Benedito Calixto Canto de Praia (óleo sobre tela): esta e as demais obras mostradas nesta página, entre outras, estarão em exposição na Semana Cultural do campus de Bauru – Foto: Giane Quintela

Formada pelo sincretismo de diferentes tradições históricas e culturais dos povos que povoaram o Brasil ao longo dos séculos, a cultura brasileira é uma das mais ricas expressões humanas do planeta. Um pouco dessa riqueza poderá ser conferida na Semana Cultural Meu Brasil, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de outubro no campus da USP de Bauru. O evento é promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Bauru.

Yoko Matsuda - obra "Ordem e Progresso" - téc. óleo s/tela e colagem
Yoko Matsuda, Ordem e Progresso (óleo sobre tela e colagem) – Foto: Giane Quintela

A semana teve início com um Almoço Musical, no dia 24, que incluiu uma apresentação artística de alunos no espaço entre a cantina e o Restaurante Universitário. No dia 25, às 19 horas, haverá a abertura da exposição Meu Brasil, na entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). A mostra exibirá trabalhos de 31 expositores, sendo 28 participantes das Oficinas de Artes da Seção de Eventos Culturais do Campus da USP de Bauru e três artistas convidados. Estarão expostas 45 obras, com as técnicas de pintura a óleo, acrílica e técnicas mistas sobre tela e madeira, desenhos com giz pastel e fotografias. Haverá também uma instalação artística, que consistirá na construção de uma árvore com materiais alternativos.

Também no dia 25, o programa Revivendo ― extensão do programa Universidade Aberta à Terceira Idade ― trará apresentações de música e dança. O grupo As Seminovas fará uma apresentação de violão.

Um dos destaques da programação é a exibição da União Brasileira de Trovadores (UBT), no dia 25. Na ocasião, será prestada homenagem ao Dia do Dentista e também ao poeta e trovador Luiz Otávio, pseudônimo literário do cirurgião-dentista carioca Gilson de Castro. Segundo a delegada da UBT em Bauru Ercy Maria Marques de Faria, “todas as seções e delegacias do País rendem homenagens ao poeta pelo transcurso de seu centenário natalício”.

Gabriel June - obra "Tábua de Carnes" - téc. mista s/madeira
Gabriel Hune, Tábua de Carnes (técnica mista sobre madeira) – Foto: Giane Quintela

No terceiro e último dia do evento acontecerá o Festival Prata e Pratinha, que reunirá funcionários, seus filhos e alunos para se apresentarem em um show de talentos. “Nós sempre tivemos o Festival Prata da Casa para os funcionários e alunos, mas nos últimos anos os filhos de funcionários têm se destacado e, por isso, neste ano resolvemos fazer o Festival Pratinha”, afirma Christine Habib, chefe da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus de Bauru.

Giane Quintela, responsável pelas Oficinas de Artes da Seção de Eventos Culturais, explica a escolha do tema “Meu Brasil”: “Esse tema surgiu de modo espontâneo, nas discussões e vivências nas oficinas e em razão do destaque que o Brasil ganhou na mídia nacional e internacional, por sediar eventos esportivos e pelo cenário político e econômico, entre outros motivos”.

Sobre a instalação artística – a construção de uma árvores com materiais alternativos -, ela afirma que será uma forma de enaltecer a natureza do Brasil e convidar o visitante a interagir e refletir sobre sua contribuição pessoal para o desenvolvimento do País.

.

Neiva Sasso, Meu Louro (óleo sobre tela) – Foto: Giane Quintela

………………….

Jessé Quintela - obra "Periquitos" - téc. óleo s/tela
Jessé Quintela, Periquitos (óleo sobre tela) – Foto: Giane Quintela
Grupo Revivendo e Dançando - Foto: Rosemeire Pola
O Grupo Revivendo e Dançando vai se apresentar na terça-feira, dia 25, na Semana Cultural “Meu Brasil” – Foto: Rosemeire Pola

Bem brasileiro

Confira a seguir a programação da Semana Cultural Meu Brasil, que acontece no campus da USP de Bauru.

Dia 25 de outubro (terça-feira)

19h, na entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB):

Abertura da Exposição Meu Brasil, com telas e instalação artística dos participantes das Oficinas de Artes do Centro Cultural e artistas convidados.

Apresentação de dança do grupo Revivendo e Dançando, com coreografia de Maria Cristina Lopes.

Apresentação de violão do grupo As Seminovas.

Exposição de trovas em homenagem ao Dia do Dentista Brasileiro, com Ercy Maria Marques de Faria, delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Delegacia de Bauru.

Dia 26 de outubro (Quarta-feira)

19h, no Teatro Universitário Dioracy Fonterrada Vieira:

Prata e Pratinha da Casa: tradicional show de talentos, com apresentações variadas de alunos, funcionários e filhos de funcionários.