Pela primeira vez, USP sedia Fórum UTokyo 2013 nos dias 11 e 12/11

A USP recebe, nos dias 11 e 12 de novembro, o UTokyo Forum 2013, promovido pela The University of Tokyo, que tem o objetivo de divulgar as pesquisas e contribuições acadêmicas da instituição. Nesta nona edição, o tema é “Global Emergence of Frontier Knowledge”.

04/11/2013 - Publicado há 10 anos

Com o tema “Global Emergence of Frontier Knowledge”, Fórum acontece pela primeira vez na América do Sul

A  USP recebe, nos dias 11 e 12 de novembro, o UTokyo Forum 2013, promovido pela The University of Tokyo, que tem o objetivo de divulgar as pesquisas e contribuições acadêmicas da instituição. Nesta nona edição, o tema é “Global Emergence of Frontier Knowledge”.

Tradicionalmente, a University of Tokyo elege universidades de comprovada excelência acadêmica para abrigar o evento. A USP foi escolhida para sediar o fórum, que acontece pela primeira vez na América do Sul, em conjunto com a Pontifica Universidad Católica de Chile e Universidad de Chile (7 e 8 de novembro).

Por ocasião do evento, será assinado um acordo geral e um convênio acadêmico, que prevê a mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação das duas instituições.

Cerca de 90 pesquisadores compõem a delegação, que terá a presença do reitor da instituição japonesa, Junichi Hamada. Durante os dois dias, a comunidade universitária terá a oportunidade de interagir com pesquisadores renomados, bem como conhecer trabalhos inovadores nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Ciências da Saúde e Humanidades.

No dia 11 de novembro, cinco expoentes em suas áreas de conhecimento das duas instituições ministrarão palestras magnas, em inglês, gratuitas e abertas ao público, que serão realizadas no Teatro da Faculdade de Medicina (Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo).  As inscrições podem ser feitas neste link (para mais informações sobre o evento, clique aqui).

Programa das palestras magnas

11 de novembro

9h45 – Engenharia – Prof. Yozo Fujino (The University of Tokyo) – Recent Developments of Infrastructure in Japan

10h15 – Física – Prof. Gustavo Burdman (USP) – The Present and Future of Particle Physics

10h45 – Física – Prof. Hitoshi Murayama (The University of Tokyo) – Does the Universe Have an End?

11h15 – Direito Internacional – Prof. Pedro Dallari (USP) – The 25th Anniversary of the Brazilian Constitution: Strengthening International Law

11h45 – Política Internacional – Prof. Kiichi Fujiwara (The University of Tokyo) – Conditions of War and Peace

Japan Fair Education

No dia 12 de novembro, oito universidades japonesas participarão da Japan Education Seminar, com o objetivo de divulgar as oportunidades de estudo aos estudantes brasileiros. Além da palestra de apresentação das universidades e institutos japoneses, os representantes de cada instituição ficarão à disposição para consultas individualizadas aos interessados.

São universidades e institutos participantes: The University of Tokyo, Akita University, University of  Tsukuba, Shibaura Institute of Technology, Kyoto University, Osaka University, Hiroshima University, Kagoshima University, Japan International Cooperation Agency (JICA) e Japan Student Services Organization (JASSO).

O evento será promovido das 10h às 13h, na Escola Politécnica (Auditório Prof. Romeu Landi, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, número 380, na Cidade Universitária).

(Com informações da Área de Comunicação e Relações Internacionais da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais)