E-book gratuito reúne textos sobre astrobiologia

A astrobiologia aborda questões complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro na Terra e, possivelmente, em outros planetas e luas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Lançada recentemente, a primeira edição do e-book Astrobiologia – uma ciência emergente reúne textos de pesquisadores de diversas áreas científicas, que abordam desde a origem da vida, passando pelas luas de nosso Sistema Solar com possíveis condições de abrigar vida, até as viagens interestelares e os exoplanetas que foram descobertos nos últimos anos.

A organização é dos pesquisadores da USP Douglas Galante, Jorge Ernesto Horvath e Márcio Guilherme Bronzato de Avellar; e Evandro Pereira da Silva, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP; e Fabio Rodrigues, do Instituto de Química (IQ).

Astrobiologia

livro4
Foto: Reprodução

A astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro, na Terra e, possivelmente, em outros planetas e luas. Por ser multi e interdisciplinar é, acima de tudo, uma ferramenta para facilitar a comunicação e interação entre especialistas de diferentes áreas, e também com a população em geral, já que trata de temas que despertam o interesse geral.

Pela primeira vez, estão disponíveis as ferramentas tecnológicas e o rigor científico à disposição para lidar com alguns dos problemas mais complexos e antigos da humanidade. De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sozinhos no Universo? A astrobiologia procura responder essas perguntas baseando-se na história da vida na Terra e suas relações com o planeta, extrapolando esse conhecimento para o desenvolvimento de metodologias para o estudo de outros mundos, seja com robôs, missões tripuladas ou técnicas astronômicas. Os cientistas dessa área estão desbravando novas fronteiras do conhecimento humano, mas esse é apenas o início desse esforço interdisciplinar e internacional, que já está se estabelecendo também no Brasil.

Com informações dos autores

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados