Identificadas galáxias de origem de rajadas rápidas de rádio

O que estaria produzindo estes pulsos muito intensos e extremamente rápidos, porém, ainda é um mistério para os astrônomos

Num curto período de tempo, astrônomos de diferentes grupos identificaram as galáxias que originaram um fenômeno astrofísico de alta energia chamado de rajada rápida de rádio, sinal de algum fenômeno extremamente energético com duração de apenas uma fração de segundo.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP explica o que poderia gerar essas ondas de rádio e por que é importante saber da onde elas vêm.

Ouça o professor João Steiner clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 217
  •  
  •  
  •  
  •