Projeto orienta profissionais que trabalham em farmácias sobre contracepção de emergência

Site direcionado aos profissionais que atuam em estabelecimentos farmacêuticos traz informações e materiais como cartazes e cartilha

 28/06/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A professora Cristiane Cabral, docente do Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, participou juntamente com pesquisadores de outras instituições da construção do site piluladeemergencia.com.br, direcionado aos profissionais que atuam em estabelecimentos farmacêuticos e que traz informações e dados sobre contracepção de emergência, popularmente conhecida como “pílula do dia seguinte”.

Os autores do site esperam que farmacêuticos e balconistas esclareçam suas dúvidas e orientem consumidores sobre a medicação normalmente utilizada para a contracepção de emergência. O site é resultado de um esforço coletivo de uma equipe de pesquisa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Faperj e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Elaine Brandão, coordenadora da pesquisa, define o projeto como “uma investigação sócio-antropológica no âmbito das farmácias revelando a posição de farmacêuticos e balconistas sobre a contracepção de emergência”. Acesse aqui o site e baixe materiais disponíveis para download, como cartazes e cartilha.

Mais informações: email cabralcs@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.