Instituto de Biociências realiza evento sobre aconselhamento genético

Objetivo é atualizar estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios para realização do aconselhamento genético multidisciplinar

15/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 17/05/2018 as 11:03
Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas acontece 16 de junho no IB – Foto: polmax aka pablo/Flickr-cc

Ao longo das últimas duas décadas, a partir do Projeto de Sequenciamento do Genoma Humano, um número crescente de condições genéticas tem sido descritas e diagnosticadas graças ao avanço das técnicas de Biologia Molecular. Para lidar com as questões associadas à ocorrência ou ao risco de recorrência de uma doença genética em um indivíduo ou família, existe o aconselhamento genético, que por ser um processo complexo, deve ser realizado por equipe multiprofissional capacitada.

A partir de 2014, com a publicação das diretrizes para atenção integral às pessoas com doenças raras, o aconselhamento genético no Brasil tem ganhado espaço e visibilidade, mas muitos pontos ainda estão em discussão. Quem pode fazer? Onde e como acontece este tipo de serviço? Como realizar um serviço complexo com recursos escassos? Para lançar luz sobre estas questões, o Instituto de Biociências (IB) da USP realiza, no dia 16 de junho, o primeiro Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas.

A ideia do evento surgiu entre os alunos do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genômico e Genômica Humana, oferecido pelo IB. O objetivo é levantar informações e ideias que promovam a atualização dos estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios encontrados na realização do aconselhamento genético multidisciplinar no Brasil.

O público-alvo são estudantes e profissionais da área de saúde. As atividades acontecem das 8 às 17 horas, no IB. O valor é de R$ 20,00 (estudantes) e R$ 40,00 (profissionais), com inscrições abertas de 18 de maio a 15 de junho. Inscrições e informações no site do evento.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária