Faculdade de Filosofia recebe lançamento do livro do jornalista Breno Altman sobre sionismo

O livro, que explora questões do sionismo, antissemitismo e o conflito na Faixa de Gaza, será lançado no dia 24/4, às 19h, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 Publicado: 23/04/2024
Por

Com o objetivo de construir nova bibliografia em português sobre o conflito entre Israel e o povo palestino no Oriente Médio, o jornalista Breno Altman lança, em Ribeirão Preto, o livro Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista. O evento de lançamento, gratuito e aberto ao público, é no dia 24/4, às 19h, no Auditório Lucien Lison (sala 205) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. 

Altman é jornalista e fundador do Opera Mundi, portal de notícias brasileiro especializado em coberturas de temas internacionais. Ele é responsável pelos programas Outubro e 20 Minutos, nos quais afirma ter surgido a ideia de organizar em texto as razões do conflito após o ataque do Hamas em 7/10/2023 e a intensificação da violência no território. 

No livro, publicado pela editora Alameda, são quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, em que o jornalista discorre sobre a Faixa de Gaza, aponta as diferenças entre o judaísmo e o sionismo e levanta a complexidade do conflito entre Israel e a Palestina para contribuir ao debate público sobre o assunto. 

O evento é promovido pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) e contará com a participação das professoras Francirosy Campos Barbosa Ferreira, coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias), vinculado ao Departamento de Psicologia, além da professora Annie Hsiou, do Departamento de Biologia, ambas da FFCLRP. 

Mais informações aqui.

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.