De maioria muçulmana, Catar é a próxima sede da Copa do Mundo

Mesmo não tendo leis restritivas, no país não é comum o consumo de bebidas alcoólicas em público

 05/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/07/2018 as 13:48
Por
Logo da Rádio USP

O Catar é um dos menores países em extensão territorial do Oriente Médio e será o primeiro a receber a Copa do Mundo. Seu processo de escolha para sede dos jogos foi disputado contra os Estados Unidos, e uma de suas justificativas era tentar aproximar o Oriente do Ocidente. No entanto, com maioria muçulmana, há questionamentos sobre se a população catariana estaria aberta à integração cultural inevitável proporcionada pela competição.

A professora Arlene Elizabeth Clemesha, que ministra História Árabe no Curso de Árabe do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acredita que não haverá grandes problemas na integração com a população catariana, mas deixa o alerta sobre a necessidade do respeito a algumas leis e costumes locais, um deles sendo o não consumo de bebidas alcoólicas em público.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.