Atentado a refinarias sauditas aumenta tensão no Oriente Médio

“O mundo inteiro espera que essa crise não saia do controle. Se essa crise aumentar e a escalada militar acontecer, podemos ter consequências imprevisíveis para a economia global”, analisa o embaixador Rubens Barbosa

 17/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

No último sábado, dia 14, um atentado aparentemente feito por drones causou incêndios em duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita. Reivindicado por rebeldes iemenitas, o ataque afetou mais da metade da produção de petróleo do país – que é o maior produtor do mundo. Ainda que os houthis do Iêmen tenham declarado autoria, os EUA culpam exclusivamente o Irã pelo episódio.

Nesta edição de sua coluna, o embaixador Rubens Barbosa analisa as possíveis consequências de uma ação militar na região. Ele aponta que somente este episódio de ataque pontual já interferiu em 5% da produção mundial de petróleo, e elevou o preço do barril como não se via desde a Guerra do Golfo, em 1991.

Rubens Barbosa chama a atenção ao fato de os EUA ainda não terem o apoio de países europeus para uma escalada militar. Além disso, a aproximação das eleições presidenciais podem forçar Trump a tomar uma dose de cautela muito maior. “Seria incendiar o Oriente Médio com consequências imprevisíveis”, comenta.

Ouça no link acima a íntegra da coluna  Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.