Conferência dos Oceanos une questões sociais à conservação

Proposta brasileira de Santuário das Baleias no Atlântico Sul recebe apoio de Argentina, África do Sul e Gabão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP,  Maria de los Angeles Gasalla, participa da Conferência dos Oceanos da ONU. Ela conta que há uma tendência de relacionar os debates de conservação às questões sociais. Além disso, afirma que a segurança alimentar tem destaque nos diálogos da Conferência.

Segurança alimentar tem destaque nos diálogos da Conferência dos Oceanos – Foto: Kim Haughton / UN Photo

A pesquisadora analisa o futuro das sociedades dependentes do mar e enxerga nas discussões do encontro questões importantes relacionadas com sua pesquisa no IEA. Além disso, observa que, apesar dos debates e compromissos voluntários firmados pelos países quanto ao desenvolvimento sustentável, não há certeza de que as metas de desenvolvimento sustentável dos oceanos sejam alcançadas.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.