Agenda 2030 é tema da Semana de Ciência e Tecnologia

Colunista comemora que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, comecem a ser discutidos pela sociedade

 18/10/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O professor José Eli da Veiga destaca que a novidade desta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é ter como tema central os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, elaborada e assumida por países membros da ONU em 2015.

Para o colunista, trata-se de um sinal importante. Afinal, naquele ano de 2015, a cobertura da imprensa brasileira foi “praticamente zero”. Ele lembra que a elaboração da Agenda se deu após um processo complicado e que foram publicadas somente algumas notas sobre o fato, quando da assinatura do acordo pela então presidente Dilma Rousseff.

Segundo o professor, isso é prova de como a questão do desenvolvimento sustentável vem enfrentando obstáculos. Mas, ao mesmo tempo, ele ressalta que começam a surgir sinais de que a agenda está sendo assimilada pela sociedade e governo. Recentemente, a sociedade civil e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal, produziram documentos que trazem importantes subsídios para o debate. “Finalmente estamos começando a discutir a agenda 2030 e os 17 ODS”, comemora o colunista. Eli da Veiga convida os interessados em saber sobre os 17 ODS e a Agenda a interagirem com a coluna.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.