Aumento de tensão no Oriente Médio ameaça frágil paz da região

Não bastasse a disputa entre Israel e Palestina, o clima de tensão abarca outros países da região, sobretudo Arábia Saudita e Irã

 14/11/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A situação no Oriente Médio sempre foi de tensão, mas ultimamente o grau de instabilidade na região aumentou consideravelmente diante da crise a envolver não só Síria, Iraque e Irã, como também agora a Arábia Saudita. Iranianos e sauditas estão numa confrontação verbal aberta, cujos efeitos começam a se fazer sentir na oscilação do preço do petróleo.

“No fundo, o que está ocorrendo entre a Arábia Saudita e o Irã é não só uma disputa geopolítica, de hegemonia na região, mas também uma luta religiosa, dos sunitas da Arábia Saudita contra os xiitas do Irã”, esclarece o embaixador Rubens Barbosa. Segundo ele, vive-se um período de transição geopolítica, que não se restringe apenas aos países da região, envolvendo também EUA e Rússia. O colunista alerta para a ameaça de um confronto armado entre os países do Oriente Médio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.