Estudo quer avaliar preferências estéticas a partir de grafites urbanos

Voluntários, maiores de 18 anos, podem participar respondendo formulário on-line que leva cerca de cinco minutos para ser preenchido

06/05/2021 - Publicado há 3 anos
Investigação vai avaliar preferências na exposição a diferentes composições cromáticas – Foto: Freepik

.

Um estudo do Instituto de Psicologia (IP) da USP pretende produzir e validar uma escala de preferência estética a partir de escolhas na composição de cores de grafites urbanos na cidade de São Paulo.

O estudo utiliza a metodologia psicofísica e a investigação consiste na apresentação sucessiva de pares de uma mesma imagem contendo diferentes composições cromáticas, na qual o participante deverá escolher qual das imagens exibidas é a sua preferida.

Para participar, é necessário que a pessoa seja maior de 18 anos, com ensino médio completo, e responda a um formulário on-line que leva cerca de cinco minutos para ser preenchido. É recomendado também realizar o experimento de preferência em um monitor de resolução Full Hd (Full High Definition), em que a tela tenha 1920×1200 pixels de resolução.

A pesquisa está sendo conduzida pelo doutorando Carlo Martins Gaddi, sob orientação do professor Marcelo Fernandes da Costa, da Clínica de Psicofísica e Eletrofisiologia Visual do Departamento de Psicologia Experimental do IP.

O formulário do estudo pode ser preenchido até o dia 12 de junho de 2021 neste link.

Mais informações: costamf@usp.br.

.