Videoaulas apresentam Análise Real com matemáticos da USP

Projeto Para Todo E disponibiliza uma série de videoaulas de matemática com especialistas da USP; videos e outros materiais de ensino estão acessíveis na internet

 29/04/2022 - Publicado há 3 anos
Material apresenta videos distribuídos em playlists no Youtube e notas complementares no site do projeto – Foto: reprodução / Para Todo E

 

Um projeto desenvolvido por estudantes e professores das áreas de exatas da USP criou uma plataforma de videoaulas sobre Análise Real. A intenção é fornecer um material de ensino e aprendizagem para todo estudante e educador interessado no assunto.

Intitulada Para Todo E, a iniciativa disponibiliza uma série de videoaulas no Youtube em um site, elaboradas por um grupo de docentes do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Escola Politécnica (Poli) e Instituto de Física (IF) – todos da USP.

As aulas podem ser assistidas no site do projeto ou diretamente no Youtube, e abordam temas como Lógica, Sentenças e Afirmações, Conjuntos, Relações e Funções, Topologia da Reta, Sequências e Séries e Derivadas. Há também uma playlist de exercícios resolvidos inspirados em exames de admissão da École Polytechnique – uma das mais antigas e prestigiadas escolas de engenharia, com sede em Paris.

Professores e pesquisadores discutem pontos fundamentais dos conceitos enquanto utilizam exemplos práticos em uma lousa, no formato de videoaula. Os envolvidos no projeto atuam na área de análise matemática ou utilizam esses conceitos em suas atividades de ensino e pesquisa.


Análise Real

Muitas perguntas da matemática são respondidas por meio de funções, demonstrações e equações. Outras, sequer apresentam definições seguras que dêem ao estudante a compreensão do que estão calculando. A falta de conceitos menos intuitivos sobre os números reais, por exemplo, levou ao desenvolvimento da chamada Análise Real – ramo da matemática que analisa o comportamento dos números reais.

De acordo com uma publicação de Rogério Augusto dos Santos Fajardo, professor associado do Instituto de Ciências Matemáticas da USP, “quando os livros falam da existência de números que não são racionais, já pressupõem a existência de um conjunto maior e jamais explicam claramente que conjunto é esse”. Fajardo explica que a Análise Real é considerada um divisor de águas na matemática. “Pois é justamente o momento em que nos desprendemos desses conceitos vagos e imprecisos e começamos a aprender a enxergar a matemática e escrevê-la na maneira como os fazem os matemáticos profissionais”, diz.

O projeto Para Todo E se posiciona como “mais uma referência às já disponíveis”, com o objetivo de diversificar as formas de encarar um mesmo assunto. Além das videoaulas, a equipe do projeto também se dedica a elaborar notas e materiais complementares. Um destes materiais de apoio educacional é a publicação Notas introdutórias à Análise Real – Volume 1. O livro está disponível na internet neste link.

Clique na imagem e acesse o e-book do projeto

De acordo com os autores, as notas não se propõem a trazer novas ou excepcionalmente inventivas demonstrações de resultados já consagrados. Mas, carregam consigo o mérito de serem complementares às videoaulas e ao site, “a primeira plataforma integrada para a aprendizagem dessa importante disciplina, que é uma das mais cruciais etapas na transição para o aprendizado da matemática”, apontam.

O projeto Para Todo E é financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e disponibiliza gratuitamente na internet todo o material gerado pelo grupo. 

Saiba mais: https://sites.google.com/usp.br/paratodoe

Confira todos os vídeos no Canal do Youtube Para Todo E


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.