“A matemática no divã”: podcast dá voz às mulheres que pesquisam as ciências exatas

Programa mensal de entrevistas busca mudar a percepção pública sobre as ciências matemáticas; em novo episódio, Julia Jaccoud, a matemaníaca, explica como se encantar pela arte do pensar matemático

 06/06/2023 - Publicado há 10 meses
Podcast dá voz às mulheres que pesquisam as ciências exatas – Foto: stockking/Freepik

 

“Você gosta de matemática, só não sabe disso ainda.” A frase se destaca na imagem de capa do canal A matemaníaca, no YouTube, e revela como Julia Jaccoud enxerga essa área da ciência: “Matemática não é só sobre números”, diz a mestranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Conhecida nas redes como “A matemaníaca”, Julia é a entrevistada do segundo episódio do podcast A matemática no divã, um programa veiculado uma vez por mês na Rádio UFSCar com o objetivo de desconstruir as percepções negativas que costumam ser associadas às ciências matemáticas.

No formato de entrevista, o programa promove, a cada mês, bate-papos descontraídos e divertidos com uma pesquisadora da área das ciências exatas. O podcast vai ao ar aos domingos, às 10 horas, e também está disponível no Spotify e no site do ICMC. 

Matemania

Julia Jaccoud – Foto: Ana Luísa Carreira de Santiago

Durante o podcast, Julia Jaccoud explica que os próprios números não precisam ser vistos como números. “Um dos livros mais traduzidos e publicados da história, depois da Bíblia, é um livro de matemática: Os Elementos, do Euclides. E ele reúne tudo o que se sabia de geometria na época, e fala de número sem falar de número, como se fosse um comprimento, uma medida”, conta a mestranda do ICMC. Para exemplificar, ela sugere que os ouvintes considerem uma caneta. Independentemente do tamanho real dessa caneta, ela pode ser considerada uma unidade de medida, então, tudo o que tem o tamanho daquela caneta pode ser considerado equivalente a 1.

A matemaníaca explica que, a partir de uma compreensão simples como essa, já podemos nos questionar sobre conceitos matemáticos mais sofisticados: “Será que a gente consegue pegar a quantidade 1 e preencher qualquer outra quantidade? Bem, o 1 preenche o 2. Se você colocar o 1 duas vezes, ele preenche o 2; três vezes, ele preenche o 3. Será que eu consigo preencher com o 2 todos os números?”, questiona Julia. “Não. A gente preenche com o 2 os números que são pares. Os ímpares, não, ou falta ou sobra”, responde. Ela brinca que podemos prosseguir com esse raciocínio por um tempo indeterminado, já que os números são infinitos.

“Assim, a gente pode enxergar uma propriedade que é a dos números primos: tem números que só vão ser preenchidos por 1 ou por ele mesmo. O 2 é um desses casos, a gente preenche com o 1, duas vezes, ou com o 2.” Por meio desses exemplos, Julia consegue abordar os números de uma maneira diferente. Não por acaso, ela contabiliza hoje 107 mil seguidores no YouTube.

Diabo dos números

+ Mais

USP abre inscrições em cursos de astronomia e programação para meninas

Matemáticos da América Latina e Caribe se reúnem para impulsionar o avanço científico da disciplina

Na hora de indicar um livro para despertar o gosto pela área, a mestranda sugere O Diabo dos Números, de Hans Magnus Enzensberger. Apresentada como “um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática”, a obra mostra as 12 noites em que um diabo invadiu os sonhos do garoto Robert para lhe revelar uma porção de mistérios. Em determinado momento, logo no começo do livro, o diabo diz para Robert: “A maioria dos matemáticos de verdade nem sabe fazer contas. E, além do mais, eles nem têm tempo para isso. Para fazer contas existem as calculadoras. Você não tem uma?”.

Outra recomendação de Julia para ajudar a descobrir o gosto pela matemática é a música Matemagicamente, do Mundo Bita: “Amor a gente tem para multiplicar/ Felicidade é coisa pra se dividir/ E quantos mais amigos a gente somar/ É certo que a tristeza vai diminuir.”

Com 30 minutos de duração, o podcast com “A matemaníaca” foi exibido na Rádio UFSCar no domingo, 4 de junho, às 10 horas, e está disponível na íntegra nos sites da Rádio UFSCar, do ICMC e no Spotify. A iniciativa foi uma das 47 selecionadas na última chamada pública da emissora, que pode ser sintonizada em 95,3 FM (disponível para São Carlos e região), acessada por aplicativo ou pelo site www.radio.ufscar.br em qualquer lugar do mundo.

Para mergulhar nas obras indicadas

O Diabo dos Números: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788571647183/o-diabo-dos-numeros

Os Elementos: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Elementos

Podcast A Matemática no Divã – Foto: Divulgação/ICMC-USP

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Ana Luísa Carreira de Santiago


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.