USP recebe evento internacional que explora tecnologias de ponta e pesquisa científica

A 7° edição da Escola Interdisciplinar de Verão Infieri ocorrerá de 28 de agosto a 9 de setembro e tratará dos mais diversos temas a respeito de ciência, inovação e tecnologia

21/08/2023 - Publicado há 8 meses
Evento no campus da USP na capital servirá como plataforma para discussões sobre a interseção entre tecnologia de ponta e pesquisa científica fundamental – Foto: Pexels CC

.
Entre os dias 28 de agosto e 9 de setembro, das 8h às 17h, o Centro de Inovação da USP (Inova USP) irá sediar a 7a  edição da Escola Interdisciplinar de Verão Infieri, promovida internacionalmente pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O evento é dirigido a mestrandos, doutorandos PhDs, pós-doutorandos e pesquisadores das áreas da Física, Engenharia e Ciência da Computação. Alunos que estão no último ano da graduação também podem se inscrever pelo formulário on-line disponível neste link.

Após edições bem-sucedidas em locais como Oxford, Paris, Hamburgo, Wuhan e Madri, a Escola chega a São Paulo para explorar as fronteiras da ciência e da tecnologia. Com foco em temas como semicondutores avançados, tecnologias 4D, fotônica, inteligência artificial, big data e tecnologias quânticas, entre outros assuntos de relevância da área, o evento reunirá renomados pesquisadores da academia, centros de pesquisa e da indústria para discutir e compartilhar conhecimentos essenciais para o progresso científico.

A Escola também contará com as tradicionais sessões de laboratório, que permitirão uma interação mais próxima com autoridades em pesquisa fundamental e instrumentação da academia e da indústria. Serão cerca de 30 sessões laboratoriais práticas que irão se relacionar com os principais tópicos apresentados nas aulas e palestras e serão um meio de aprofundar os conhecimentos adquiridos. As atividades acontecem em institutos e escolas na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. Os locais incluem o Instituto de Física (IF), o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e a Escola Politécnica (Poli) da USP.

A programação conta ainda com o simpósio Tecnologia Avançada e Pesquisa Fundamental: a ligação incomparável, realizado no auditório da Poli. O evento servirá como plataforma para discussões  sobre a interseção entre tecnologia de ponta e pesquisa científica fundamental.

No encerramento, haverá apresentação de pôsteres, nos quais os participantes terão a oportunidade de discutir suas pesquisas ou trabalhos acadêmicos para o público e uma bancada de júris que vão selecionar e premiar os três melhores entre os participantes.

Acesse o programação completa clicando aqui. As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto neste link.

.
Para mais informações sobre o programa, palestrantes e locais, visite o site oficial do evento.