USP oferece acesso a 13 mil e-books da Biblioteca Virtual Pearson para seus alunos

Plataforma pode ser acessada pela Rede VPN USP e dá acesso a mais de 30 editoras com livros digitais em língua portuguesa; professores, pesquisadores e funcionários da Universidade também têm acesso

04/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/07/2022 as 10:01
Foto: Divulgação/Pearson

.
O acesso a bibliotecas virtuais e conteúdos científicos digitais, recurso importante para os estudantes durante a pandemia, se tornou uma política da Universidade mesmo com o retorno presencial. Exemplo disso é que alunos, pesquisadores e funcionários da USP podem consultar e fazer downloads de e-books da Biblioteca Virtual Pearson que conta atualmente com mais de 13 mil títulos de diversas áreas do conhecimento. O acesso é possível a partir da conexão VPN USP.

É o segundo ano que a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD), responsável pelas parcerias da Universidade com plataformas e ferramentas de conteúdo educativo e científico, faz um convênio com a Pearson Education para oferecer livros eletrônicos digitais de vários selos editoriais em áreas como Administração, Computação, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Engenharia, Letras, Gastronomia, Marketing, Medicina, Psiquiatria e Turismo.

Há publicações das editoras Prentice Hall, Makron Books, Addison Wesley, Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

A Biblioteca Virtual está disponível para desktop, tablets e smartphones com navegação intuitiva. É possível procurar por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Entre os recursos da plataforma, há possibilidade de continuar a ler de onde parou, além de sincronizar notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as interações com os e-books em todos os dispositivos conectados.
.

Recursos de anotações e comentários e sincronização de páginas – Foto: Reprodução/Pearson

Como conectar

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://web-bv-hmg.am4.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. O manual de usuário pode ser lido neste link.

Em caso de dúvida no acesso às plataformas de e-books, basta encaminhar uma mensagem à equipe da Biblioteca na sua unidade (encontre aqui), ou à Aguia, no e-mail atendimento@aguia.usp.br

Como utilizar a conexão VPN USP?

O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links abaixo:

VPN USPnet no Windows
VPN USPnet no Mac
VPN USPnet no Linux
VPN USPnet no iPhone / iPad
VPN USPnet no Android

Conforme o tutorial, depois da instalação e de ter colocado os dados da rede VPN, basta entrar no aplicativo, usar o número USP como “username” e a senha única do usuário e conectar. Pronto, agora basta acessar este link da Biblioteca Virtual Pearson e fazer o cadastro lá.

Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.

Acesse a Biblioteca Virtual Pearson em https://www.bvirtual.com.br