USP apresenta a empresas 20 tecnologias promissoras de biomedicina

No dia 12 de dezembro, evento em São Paulo apresenta soluções como um sensor para rastreamento de câncer de mama desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)

09/12/2019 - Publicado há 4 anos
Trabalhos promissores dos pesquisadores do Instituto serão apresentados – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Uma parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo, e a Emerge, organização que apoia cientistas empreendedores no Brasil, resultou em um mapeamento das 20 tecnologias mais promissoras desenvolvidas por pesquisadores do instituto. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o Showcase de Biotechs dos Laboratórios do ICB, no dia 12 de dezembro, às 17 horas, no Inovabra Habitat, centro de São Paulo. Para participar, é preciso se inscrever no site.

Voltado a empresas, o evento busca promover a cooperação entre universidade e indústria. Foram selecionados projetos de pesquisa com base na maturidade tecnológica e no potencial de mercado. Grande parte dos estudos envolve novas perspectivas de diagnóstico e tratamento de doenças.

Entre as tecnologias que serão apresentadas, estão um sensor para rastreamento e diagnóstico de câncer de mama; um novo teste de diagnóstico da dengue; uma terapia-alvo direcionada para melanoma, mama e sarcoma; um biofármaco para tratamento de doenças autoimunes e uma estratégia para “ensinar” o sistema imune a reconhecer e combater células tumorais.

Considerado uma das melhores instituições de nível superior do Brasil em sua área, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo, é referência internacional em pesquisa básica e translacional. Nos seus mais de 150 laboratórios, são desenvolvidos projetos de pesquisa de alta qualidade e impacto social em saúde humana e animal.

Com seis programas de pós-graduação próprios e outros três programas multi-institucionais, o ICB tem uma equipe de 167 docentes e 266 técnicos administrativos e de laboratório, em associação com 113 pesquisadores pós-doutores e 819 alunos de pós-graduação.

Seus docentes têm alta produtividade científica com cerca de 600 publicações anuais em periódicos com alto fator de impacto. O ICB representa a sexta unidade da USP em número de pedidos de patente depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e está entre as três primeiras unidades de pesquisa de São Paulo com mais recursos captados junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Evento | Showcase de Biotechs dos Laboratórios do ICB
Data | 12 de dezembro (quinta-feira)
Horário | 17 horas
Valor | Gratuito