Seminário apresenta experiências de internacionalização dos cursos da USP na zona leste

O encontro será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades para discutir oportunidades de cooperação acadêmica; o evento é gratuito e aberto ao público

 27/09/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 01/10/2024 às 16:58
Campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades,, com várias pessoas circulando no entorno do prédio e sentadas na grama
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) sedia seminário sobre internacionalização – Foto: Divulgação/EACH

.
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) é uma das maiores unidades da USP, com uma comunidade acadêmica de cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnico-administrativos, pesquisadores e frequentadores das atividades culturais e de extensão. Desde sua criação, o tema da internacionalização vem sendo pautado na unidade
, em linha com as várias atuações institucionais, e acumula resultados expressivos no que diz respeito à articulação acadêmica internacional. Para celebrar suas realizações nesse campo será realizado, nos dias 8 e 9 de outubro, o V Seminário de Internacionalização da EACH, reunindo diplomatas, especialistas, docentes e discentes para compartilhar, debater e pensar os caminhos da internacionalização acadêmica no Brasil, especialmente da EACH e da USP. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. 

O evento retoma uma agenda de seminários de internacionalização, buscando ampliar e diversificar caminhos para cooperação e mobilidade acadêmicas, com um olhar especial para as relações entre Brasil e África. Durante o seminário, também será lançado o livro Experiências Internacionais EACH-USP, que conta com a participação de docentes, discentes e pesquisadores da EACH (o livro já está disponível para download gratuito no Portal de Livros da USP). Entre os nomes de destaque estão os embaixadores Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto (Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério da Relações Exteriores do Brasil) e José P. Chantre D’Oliveira (Embaixada da República de Cabo Verde no Brasil) e o professor Vilton Soares de Souza (diretor de Relações Internacionais IFMA). 

Números expressivos

A EACH deve encerrar 2024 com cerca de 40 convênios de mobilidade e cooperação vigentes, estabelecidos com universidades de todos os continentes. Como resultado desses esforços alcançou, em 2023, a 8ª posição em número de estudantes outgoing (discentes da EACH em período de estudos no exterior), conforme dados do Sistema Mundus-USP. Nesse contexto, próximo do aniversário de 20 anos da escola, a Comissão Relações Internacionais organizou o livro Internacionalização da EACH: Conexões e Encontros com o Mundo, que conta com 16 capítulos e colaboração de 28 autores e autoras, entre docentes e discentes, bem como parceiros externos. O livro ilustra a diversidade e a amplitude de realizações no campo da internacionalização acadêmica, reafirmando o compromisso de toda a comunidade para que a unidade esteja cada vez mais conectada a oportunidades e redes de colaboração internacional.

O seminário é uma iniciativa que retoma uma tradição de seminários de internacionalização na EACH, com foco em estimular uma cultura internacionalista, a partir do compartilhamento de experiências, agregação de ideias e projeção de agendas colaborativas. Os objetivos são: Difundir iniciativas de internacionalização acadêmica desenvolvidas pela comunidade acadêmica da EACH-USP; Apresentar e debater tópicos relevantes para a internacionalização acadêmica de interesse da EACH e da USP como um todo; Expandir repertórios sobre possibilidades de internacionalização, a partir do compartilhamento de aprendizados e parcerias inter-institucionais; e Prospectar caminhos para a consolidação e expansão das relações acadêmicas, especialmente com o continente africano.

Programação 

Dia 8 de outubro – terça-feira

10h: Abertura e apresentação do programa
Com Sergio Proença (presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – Aucani); Ricardo Uvinha (diretor EACH-USP), Thiago Allis (presidente CRInt-EACH)

10h30-11h30: Palestra: Diplomacia pública e cultural e seu papel para a internacionalização acadêmica
Com o embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto (secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura; a confirmar)
Mediação: professor Sergio Proença (presidente Aucani)

11h30-12h30: Lançamento do livro Internacionalização da EACH: Conexões e Encontros com o Mundo
Apresentação: professora Tania Pereira Christopoulos (CRInt-EACH) e comentários dos membros da CRInt

14h30 Embaixadora Irene Vida Gala (ERESP-MRE) Cooperação acadêmica Brasil-África no contexto da lusofonia

16h: Diploma Graduação-Mestrado: experiências e possibilidades
Com o professor Vilton Soares de Souza (Diretor de Relações Internacionais IFMA)
Mediação: professor Homero Fonseca Filho (CRInt-EACH)

Dia 9 de outubro – quarta-feira

14h-15h30: Palestra Cenários e agendas de cooperação Brasil-África
Com o embaixador José P. Chantre D’Oliveira (Embaixada da Rep. de Cabo Verde no Brasil)
Mediação: professor Wagner Tadeu Iglecias (CRInt-EACH)

16h-17h30: Mesa Cooperação acadêmica com África: iniciativas e projetos na EACH-USP
Com Alessandro Soares, Silvio Miyazaki, Wânia Duleba, Fernando Coelho
Mediação: Profa. Graziela Perosa (CRInt-EACH)

18h-19h: Encontros Brasil-África: experiências e visões de estudantes em mobilidade incoming e outgoing
Com Laysla Cristine Ferreira (Graduação Lazer e Turismo) e Helen Rose dos Santos (Mestrado Estudos Culturais)
Mediação: professores Homero Fonseca Filho e Rodrigo Willemart (CRInt-EACH)

V Seminário de Internacionalização da EACH-USP
Datas: 8 e 9 de outubro
Local: Auditório Vermelho da EACH-USP
Endereço: Av. Arlindo Bettio, 1.000, Ermelino Matarazzo, São Paulo)
Evento gratuito e aberto ao público 

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail crinteach@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.