Referência na divulgação da ciência, Jornal da USP alcança 76 milhões de visualizações em 2023

Número é resultado da soma das visitas das publicações do Jornal da USP e de suas principais redes sociais no Instagram, Facebook, X (Twitter), Linkedin e Youtube

28/02/2024 - Publicado há 3 meses

Arte sobre foto/Freepik

O ano de 2023 trouxe boas notícias para a USP. Não só em pesquisas e inovações que saíram dos laboratórios ou em resultados de rankings universitários internacionais, mas também em alcance e circulação de informações sobre a Universidade. É o que mostra um balanço sobre as visitas ao portal do Jornal da USP, principal publicação institucional da Universidade que busca tornar públicas as ações e contribuições da comunidade acadêmica para a sociedade.

Conforme dados do Google Analytics e das estatísticas das plataformas de redes sociais, em 12 meses, entre janeiro e dezembro de 2023, foram 76 milhões de visualizações, incluindo pageviews e impressões. É o resultado da soma das visitas aos textos, vídeos, imagens e áudios expostos no jornal e das principais redes sociais (InstagramFacebookX – Twitter, Linkedin e Youtube).

Os conteúdos publicados no Jornal da USP chegam diretamente aos internautas por meio do endereço jornal.usp.br, em buscas pelos mecanismos de pesquisa (como o Google), distribuidores de notícias (como o Google Notícias) e redes sociais. As notícias também vão por e-mail, numa newsletter, para cerca de 40 mil assinantes e por Whatsapp para cadastrados (confira abaixo como receber).  O jornal ainda é fonte de consulta de profissionais da imprensa que pautam os principais veículos do País e reproduzem os textos publicados ou fazem reportagens a partir dos temas abordados.

Confira os números em destaque:

Jornal da usp em 2023

acesso pelo endereço jornal.usp.br

page views

Número total de páginas do Jornal da USP visualizadas em determinado período

34.699.476

usuários

Número de pessoas novas e recorrentes que visitam o Jornal da USP durante um determinado período

11.817.348

A USP nas redes sociais em 2023

iMPRESSÕES

Contabiliza quantas vezes a publicação foi vista, mesmo quando um único usuário entrou em contato com o post em mais de um momento

14.205.380

1.664.043

3.125.105

10.834.413

8.104.000

Seguidores

Indica o número de pessoas que escolhem receber o conteúdo da USP nas redes sociais
.

1.090.874

Perfil ciência usp

Conteúdos da Editoria de Ciências do Jornal da USP divulgados nas redes sociais

Impressões

X (Twitter) - 675.300
Facebook - 832.557
Instagram - 2.085.695

SEGUIDORES

TOTAL DE IMPRESSÕES

41.436.493

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

pageviews + impressões

76.135.969

Fonte: Google Analytics e estatísticas das Redes Sociais

Articulistas e o espaço para o debate público

A sessão de articulistas do Jornal da USP, inaugurada em agosto de 2022, tem promovido muitos acessos ao jornal. Ela expõe artigos de professores e pesquisadores sobre temas da atualidade, abordados a partir de seu conhecimento e sua vivência nas mais variadas especialidades.

A partir deste mês, o jornal aumentou a lista de articulistas fixos para ampliar o debate público sobre os desafios do País, em todas as áreas do conhecimento. São 21 novos nomes que vão contribuir com publicações. Confira todos os articulistas neste link e veja alguns dos textos mais acessados em 2023:

O Jornal da USP é produzido pela equipe da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade, distribuídos nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e Lorena. Os conteúdos produzidos incluem a produção em áudio da Rádio USP e em vídeo do Canal USP e TV USP.

Saiba como receber notícias e enviar sugestões de pauta:

O informativo é enviado de segunda a sexta-feira no seu e-mail

Notícias no celular

Para receber os destaques do Jornal da USP pelo Whatsapp é preciso:

Adicionar o número +55 (11) 99603-4190 nos seus contatos

Enviar uma mensagem para esse número, informando seu nome e sobrenome