Palestra on-line debate dilemas éticos da ciência presentes no filme “Oppenheimer”

Evento com transmissão on-line nesta quinta, dia 17 de agosto, é promovido pelo Instituto de Física da USP

15/08/2023 - Publicado há 9 meses
Atores interpretam Albert Einstein e Robert Oppenheimer no filme – Foto: Divulgação/Universal Pictures

.
Novo sucesso de bilheteria do cinema, o filme Oppenheimer narra a participação do físico estadunidense Julius Robert Oppenheimer no Projeto Manhattan, que desenvolveu duas bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. A conjuntura apresentada pela obra abre espaço para a discussão de dilemas éticos que permeiam a ciência. Pensando em fortalecer esse debate, o Instituto de Física (IF) da USP organizará o seminário
Ciência, Ética e Política: Uma Discussão a Partir do Filme Oppenheimer, com o pesquisador Ivã Gurgel. O evento será aberto ao público e acontecerá dia 17 de agosto, às 16h, no auditório Gleb Wataghin, com transmissão ao vivo no Canal do IF no YouTube.

As responsabilidades dos cientistas e as regulações e restrições que devem ser interpostas neste trabalho, principalmente em contextos históricos decisivos para a humanidade, é o principal foco da palestra. O debate partirá do acontecimento histórico vivido por Oppenheimer, e dos antecedentes que caracterizavam o cenário político dos Estados Unidos, com o objetivo de refletir sobre a relação entre ciência, ética e política.

O palestrante, Ivã Gurgel, é professor no IF e tem experiência nas áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos temas: História da Física nos Séculos 19 e 20, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Teorias Críticas de Currículo.

A palestra faz parte da série Colóquios do IFUSP, será gratuito e totalmente aberto para o público geral, sem necessidade de inscrição prévia, direcionado tanto para os cientistas e pesquisadores da área quanto para as pessoas que assistiram ao filme ou apenas se interessam pelo assunto.

Mais informações podem podem ser obtidas no site do evento. Acompanhe a programação científica e cultural gratuita que o IF promove pelo Instagram, Twitter e Facebook.

Assista ao evento neste link.