Centros de Estudos mostram como a USP abordará temas da agenda global

Evento acontece na próxima segunda, 8 de abril, e apresentará as temáticas e as propostas dos sete centros de estudos criados pela Universidade

Publicado: 04/04/2024

Da redação

Arte: Joyce Tenório*

No evento cada centro mostrará o que foi produzido e quais as perspectivas em relação à produção de mais conhecimento, qualificação, capacitação, formação de pessoas e possibilidade de atuação nas áreas de cultura e extensão - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“O objetivo do evento Centros de Estudos da USP: agendas globais na pauta da USP é mostrar como a Universidade se organizou para tratar de temas que são relevantes para o Estado de São Paulo, para o País e para temas globais”, descreve seu coordenador, o professor José Sebastião dos Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O evento será realizado nesta segunda-feira, 8 de abril, às 9h, no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), na Cidade Universitária, com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

+ Mais

Ciclo de encontros acadêmicos debaterá o estágio atual e o futuro da ciência no Brasil

Serão apresentados as temáticas e os propósitos dos sete centros: Amazônia Sustentável (Ceas), Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), Agricultura Tropical Sustentável (Stac), Gases de Efeito Estufa (RCGI), Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas (Celaam), Observatório das Instituições Brasileiras (COI). A ideia é que cada centro mostre o que já foi produzido e quais são as perspectivas de seu leque de trabalho, a saber: produção de mais conhecimento, qualificação, capacitação, formação de pessoas e possibilidade de atuação em termos de extensão e cultura.

No período da tarde, em corners (pontos) colocados no saguão do CDI, representantes de cada centro estarão à disposição para organizar networks para eventuais interessados. Reuniões específicas poderão ser realizadas no mezanino do CDI.

O evento Centros de Estudos da USP: agendas globais na pauta da USP é o primeiro da série de encontros acadêmicos Futuro da Ciência no Brasil que serão realizados, um por mês, até julho.

O que cada centro se propõe a fazer

Veja abaixo reportagens sobre os objetivos de cada centro:

+Mais

Democracia, Teoria do Estado e Direitos Fundamentais

Temas serão discutidos, no dia 9 de abril, em eventos promovidos pelo Centro Observatório das Instituições Brasileiras

No dia próximo dia 9 de abril, o Centro Observatório das Instituições Brasileiras promoverá, a partir das 10h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP, a apresentação das conclusões do Grupo de Trabalho sobre Gênero, recém realizado. A apresentação será feita pela juíza Helena Campos Refosco.

Na parte da tarde, das 14h às 15h, serão realizadas duas mesas redondas. A primeira, das 14h às 15h , será Democracia e Teoria do Estado, com a participação dos professores Nina Beatriz Stocco Ranieri, Sebastião Botto de Barros Tojal e Fernando Dias Menezes de Almeida, seguida de debates; a segunda, Democracia e Direitos Fundamentais, com os professores Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Fernando Facury Scaff e Rubens Beçak, também seguida de debates.

* Estagiária sob supervisão de Simone Gomes