O Conselho Universitário aprovou, na sessão realizada no dia 22 de maio, a criação do Centro Observatório das Instituições Brasileiras, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando à análise, ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento das instituições brasileiras.
O centro congregará especialistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de analisar o desempenho das instituições do país nas suas diversas modalidades, da família ao Estado brasileiro, e propor debates sobre sua organização e funcionamento. Será constituído por um Conselho Gestor formado por representantes das áreas pública, científica e cultural e presidido pelo professor da Faculdade de Direito (FD) e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
O embrião do novo centro da USP foi o Observatório USP das Instituições, lançado em setembro do ano passado, no encerramento do seminário USP Pensa Brasil, coordenado pela vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda.