Livro apresenta sistema para melhorar gestão de produtoras de leite

Lançamento é da Clínica do Leite da USP em Piracicaba

Por - Editorias: Universidade
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Livro apresenta o sistema MDA, que propõe um modelo gerencial totalmente aplicável à agropecuária, de forma simples e prática – Foto: Gerhard Waller/Esalq

Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, Paulo Fernando Machado desenvolveu um sistema chamado Controle MDA para gerenciamento de fazendas produtoras de leite. Em livro lançado no mês de de abril, ele explica a jornada de implantação do sistema, com o passo a passo de todas as etapas a serem cumpridas para aperfeiçoar a gestão destes locais.

A publicação Sucesso no Leite é uma iniciativa da Clínica do Leite da Esalq, uma instituição sem fins lucrativos que atua para a melhoria da gestão da pecuária de leite por meio de serviços analíticos, da geração de conhecimento e da formação de pessoas. O segmento, de extrema importância para o agronegócio brasileiro, tanto pelo volume de negócios quanto pelo número de empregos que gera, exige dedicação intensa das pessoas envolvidas na atividade.

O Controle MDA (sigla para Master Dairy Administration) possui ferramentas que mapeiam as atividades com os animais, as tarefas dos funcionários, a gestão financeira e até o planejamento da fazenda. De acordo com Machado, idealizador do sistema, à medida em que começou a compartilhar a proposta do MDA por meio de treinamentos com produtores e profissionais da área, a troca de experiências ajudou a lapidar conceitos, selecionar ferramentas eficazes e adaptar o sistema MDA à realidade das fazendas. “Hoje, vemos esse modelo se alastrar por propriedades de diferentes regiões do Brasil e, aos poucos, transformar a atividade em um negócio mais produtivo, rentável e de valor para as pessoas”, destacou o autor.

O laboratório da Clínica do Leite é hoje responsável pela análise de cerca de 30% de todo o leite produzido no Brasil. Credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o laboratório também oferece série de serviços que facilitam o monitoramento da qualidade do leite, incluindo o desenvolvimento de relatórios analíticos para diagnóstico de qualidade pela indústria (LeiteStat), o transporte adequado de amostras a serem analisadas (ClinicaLog) e plataformas de comunicação rápida com os produtores. Também desenvolve ações com foco na formação de profissionais para atuar tanto nas fazendas quanto nas indústrias.

O livro Sucesso no Leite pode ser adquirido pelo site.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq e da Clínica do Leite

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados