Hospital da USP oferece curso de auxiliar de saúde bucal para jovens carentes

Curso pretende contribuir para a autonomia de jovens carentes por meio da educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho local e regional; inscrições começam no dia 3 de janeiro

16/12/2021 - Publicado há 2 anos
A técnica Susana Guerci de Mattos (à direita) auxiliando a residente de Ortodontia Eduarda Camargo (à esquerda) em atendimento odontológico no HRAC-USP – Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

.
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru vai abrir inscrições para o curso de difusão Formação de Auxiliar de Saúde Bucal, voltado a jovens de baixa renda. Gratuito, o curso tem dez vagas e duração de um ano, de março de 2022 a fevereiro de 2023, com carga horária de 20 horas por semana (quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira).

Os interessados devem fazer a inscrição pelo Sistema Apolo USP, das 8 horas do dia 3 de janeiro de 2022 até as 17 horas do dia 1º de fevereiro. Os candidatos devem ter o ensino fundamental completo no momento da inscrição e ter no mínimo 18 anos na data de início do curso, dia 7 de março.

Segundo a idealizadora e coordenadora do curso, professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, o curso de difusão tem um escopo social. “O objetivo primordial é contribuir para a autonomia de jovens carentes, por meio da educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho local e regional, como auxiliares de saúde bucal”, explica Daniela.

Ela destaca também o papel transformador da Universidade diante da necessidade de contribuir de maneira mais ativa para a comunidade. “Principalmente em tempos desafiadores, a proposta é realizar um curso de difusão anual. E o Centrinho nos parece o local ideal para o desenvolvimento deste projeto. Contamos com o apoio da Superintendência do HRAC, da Seção de Apoio Acadêmico e também de colaboradores docentes da FOB, além de cirurgiões-dentistas e auxiliares do HRAC”, acrescenta. O projeto também tem como colaboradora Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, chefe técnica da Divisão de Odontologia do HRAC-USP.

“Tradicionalmente, a atuação do HRAC sempre teve forte impacto social. Este projeto certamente vem ampliar a contribuição da Universidade para a comunidade, com vistas à transformação social e da realidade local onde estamos inseridos”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP.

Processo seletivo

A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP e constará de duas fases. A primeira fase será composta de prova teórica de conhecimentos específicos de biossegurança, realizada no dia 16 de fevereiro (das 8 às 10 horas), e pontuação do histórico escolar do ensino fundamental, realizada pela Comissão Julgadora do processo seletivo.

A segunda fase será composta de avaliação socioeconômica dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco, e será realizada por assistente social do HRAC-USP no dia 18 de fevereiro (a partir das 9 horas). Para a ordem de classificação dos candidatos, será levado em consideração tanto o nível socioeconômico como as notas obtidas na primeira fase.

O edital completo está disponível neste link. Mais informações no site https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao e na Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP).

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do HRAC