Obras incompletas deixadas por Freud podem ser estudadas na USP

Atividades começam no dia 7 de agosto, no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo

15/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/07/2019 as 12:15

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza, a partir de 7 de agosto, o curso Leituras da obra de Freud: da natureza do psíquico. Ele será dividido em quatro encontros realizados sempre às quartas-feiras, das 19 às 21 horas.

Ministrado pela psicanalista e pesquisadora da USP, Mara Selaibe, o curso apresenta três obras escritas por Sigmund Freud. A proposta é fazer a leitura e discussão de textos que tratam da natureza do psíquico e das construções e reflexões teórico-metodológicas trabalhadas por Freud ao final de sua vida.

Segundo Mara, “os textos escolhidos propõem uma entrada direta no pensamento freudiano, tendo em conta o movimento do autor diante de toda a sua obra, ao longo de quatro décadas: um registro final do que considerou nuclear para a posteridade”.

Entres os textos que serão analisados estão um manuscrito inédito de 1931 (descoberto na íntegra em 2004), O compêndio de psicanálise e Algumas lições elementares de psicanálise, todos deixados incompletos.

Qualquer pessoa pode participar do curso, o investimento é de R$ 200, com desconto de 20% para estudantes, professores e servidores públicos, e de 40% para idosos (acima de 60 anos) e aposentados. Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursosma@usp.br ou telefone (11) 3123-5213.

Curso: Leituras da obra de Freud: da natureza do psíquico
Onde: Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô)
Quando: 7 a 28 de agosto, quartas-feiras, das 19 às 21 horas
Quanto: R$ 200,00. Desconto de 20% para estudantes, professores e servidores públicos, 40% para a terceira idade (acima de 60 anos) e aposentados.

Mais informações:  (11) 3123-5213 ou no e-mail cursosma@usp.br

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP