Professor da USP lança livro sobre Sándor Ferenczi, referência para psicanálise

Lançamento de obra sobre psicanalista húngaro será no dia 14 de setembro e contará com a presença do autor, Daniel Kupermann, do Instituto de Psicologia

Psicanalista húngaro, Ferenczi foi um dos principais colaboradores de Freud – Foto: Wikimedia Commons-CC

.
No dia 14 de setembro acontecerá o lançamento do livro Por que Ferenczi?, de Daniel Kupermann, professor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP. A publicação faz parte da Coleção Grandes Psicanalistas e traz os principais pontos do trabalho de Sándor Ferenczi, psicanalista húngaro que foi um dos principais responsáveis, junto a Freud, pela constituição da psicanálise.

O autor é presidente do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e coordena no IP o psiA – Laboratório de Pesquisas e Intervenções em PsicanáliseTambém já publicou outros escritos como Estilos do cuidado: a psicanálise e o traumáticoTransferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições e Ousar rir: humor, criação e psicanálise. 

Nesta obra, Kupermann vai além do trabalho de Ferenczi, pois busca situar seus estudos no contexto cultural contemporâneo, traçando uma abordagem sobre o psicanalista com o intuito de mostrar de que forma ele está inserido no campo psicanalítico. Além disso, o livro explora sua relação singular com o pensamento freudiano e a importância de seus estudos para o entendimento, por exemplo, da clínica do mal-estar atual.

O evento de lançamento do livro é gratuito e ocorrerá das 10h30 às 13h30 no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo, próximo ao metrô Sumaré).

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.