Esalqshow traz novidades e conhecimentos do setor agroindustrial na USP em Piracicaba

Evento na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP pretende gerar conhecimento e ampliar o debate técnico sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, além de aproximar a sociedade com projetos educativos e ambientais

04/10/2022 - Publicado há 2 anos
Edição anterior do Esalqshow – Foto: Divulgação/Esalq

.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove a partir desta quarta, dia 5 de outubro, a 4ª edição do Esalqshow, com uma programação que contemplará atividades práticas, exposições, palestras técnicas e debates até o dia 8 de outubro. O evento reunirá representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade em geral para debater a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O público poderá ainda participar da exposição de projetos educativos, módulos técnicos de cana e outras áreas, visitas guiadas em projetos ambientais, atividades culturais e praça de alimentação.

Polo da cadeia sucroenergética, Piracicaba reúne universidades, empresas, entidades, startups, produtores rurais, pesquisadores e estudantes que desempenham atividades na temática central desta edição do evento, atendendo ao objetivo do Esalqshow que é gerar conhecimento e ampliar o debate técnico, bem como abrir as portas da Universidade para a sociedade saber mais sobre seus projetos de extensão universitária.

A organização e curadoria é da Esalq, que conta com a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o apoio institucional de cerca de 20 entidades, oito mídias parceiras e 11 empresas patrocinadoras. As inscrições e todas as atividades são gratuitas e a programação contemplará sessões orais e mostras expositivas simultâneas em cinco áreas do campus. Confira:

Período: 5, 6, 7 e 8 de outubro de 2022
Local: Campus USP Luiz de Queiroz, em Piracicaba, SP (Av. Pádua Dias, n. 11)
Horário: entre 9 e 17 horas

• Área A – Pavilhão de Engenharia: Painéis temáticos/debates, além da conferência técnica de abertura e o encontro técnico IAC e Esalq/USP (dias 5, 6 e 7)
  • Área B – Pavilhão de Agricultura: DNA Esalq, exposição de projetos inovadores e Fórum Inovação (dias 6 e 7, das 9h às 17h)
  • Área C – Pavilhão de Química: Encontro de Talentos, interação entre empresas patrocinadoras e estudantes de graduação (dia 6, das 14h às 19h), além da Sala de Imprensa e Estúdio, e Sala de Apoio aos Expositores e Patrocinadores (dias 6 e 7, das 9h às 17h)
  • Área D – anexa ao Gramado Central: Comunidade Esalq, área de apresentação de projetos da Esalq/USP, 10 módulos da Casa do Produtor Rural, tendas da Sema e do IAC/Apta/SAA, CALQ e projeto Arboreto Luiz de Queiroz, visitas guiadas a projetos ambientais, apresentações culturais, Carreta USP Educação e Cultura e food trucks (dias 6 e 7, das 9h às 17h). No sábado, dia 8, entre 8h e 12h, os projetos da Esalq/USP continuarão expostos para atendimento da sociedade
  • Área E – Gramado central: Conexão Agro, exposição das empresas patrocinadoras (dias 6 e 7, das 9h às 17h)
Atividades em evento anterior do Esalqshow – Foto: Divulgação/Esalq

Painéis e Encontro de Talentos

A cana-de-açúcar, umas das principais culturas agrícolas do País, será abordada em sete painéis técnicos que reunirão representantes da academia e do setor produtivo. Os painéis ocorrerão em modo presencial, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq/USP, com transmissão on-line ao vivo no canal Esalqmidias no YouTube.

.
A programação completa está disponível no site www.esalqshow.org.br.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público pelo endereço https://doity.com.br/esalqshow-2022.

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq