Em evento on-line, pesquisador explica reações nucleares em acelerador de partículas da USP

Seminário no Instituto de Física da USP divulga resultados de pesquisas com o acelerador Pelletron e aponta avanços no entendimento sobre reações nucleares

 20/03/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Acelerador Pelletron do Instituto de Física da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Os núcleos atômicos e as reações nucleares ainda são temas de muitas descobertas e estudos na física. Dentre as reações analisadas, existem aquelas que envolvem núcleos fracamente ligados, isto é, núcleos que apresentam uma significativa possibilidade de passarem pelo processo de quebra e gera um complexo problema envolvendo três ou mais corpos. 

Recentemente, foram realizados experimentos no acelerador Pelletron do Instituto de Física (IF) da USP e os resultados serão divulgados em um seminário presencial nesta quinta-feira, dia 21 de março, às 16 horas. Também serão divulgados os avanços recentes na instrumentação nuclear. O evento, que faz parte da série Colóquios do IF-USP, será realizado presencialmente no Auditório Abrahão de Moraes do IF-USP e terá transmissão on-line via Canal do IF YouTube.

O seminário Reações nucleares com feixes fracamente ligados terá como palestrante o pesquisador Valdir Scarduelli. Ele é professor doutor do Departamento de Física Nuclear do IF e vice-presidente do Laboratório Aberto de Física Nuclear e Aplicações (LAFNA). Seus estudos concentram-se no campo da física nuclear, com ênfase em estrutura e reações nucleares.

Mais informações podem podem ser obtidas no site do evento. Acompanhe a programação científica e cultural gratuita que o IF promove pelo Instagram, Twitter e Facebook.

Assista ao evento neste link.

.

*Estagiária sob supervisão de Thais Helena Santos e Claudia Costa

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.