Evento gratuito leva gincanas e atividades sobre biologia ao público

Bio na Rua será realizado no dia 21 de agosto na Comunidade São Remo e no dia 3 de setembro no Parque do Tietê

16/08/2016 - Publicado há 8 anos

Alunos do curso de Ciências Biológicas da USP, preocupados em disseminar as práticas do curso para a sociedade e aproximar o tema do público em geral, se uniram para organizar o Bio na Rua. O evento, que começou em 2009, acontece sempre em setembro, no Dia do Biólogo, simultaneamente a outras universidades do País, passando por parques e comunidades da cidade. As atividades propostas são variadas: o visitante pode participar de gincanas, oficinas e observar a exposição de diversos materiais didáticos, como diversidade animal, vegetal, o mundo microscópico e molecular, tudo com apoio e doações de professores e alunos do curso.

Alunos realizam atividade chamada "Mesas com Vidrarias" | Foto: Divulgação
Alunos realizam atividade chamada Mesas com Vidrarias | Foto: Divulgação

No dia 21 de agosto, o evento será realizado no Circo Escola São Remo. No dia 3 de setembro, ocorrerá no Parque Ecológico do Tietê (próximo ao museu).

O grupo é completamente voluntário. Cada um oferece o que pode, organizando-se para a confecção de camisetas personalizadas, expedição de documentação, zelo e acondicionamento dos materiais emprestados e outras coisas que forem necessárias. Cumprindo sua proposta de extensão universitária, o evento é de grande relevância para o público e para os estudantes, à medida que relaciona o ensino e o conhecimento de ciências ao cotidiano popular. O Bio na Rua conta com o apoio do Centro Acadêmico de Biologia (CABio) da USP e da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Biociências (IB).

Para o estudante Rafael Arnoni, participar de um Bio na Rua é uma experiência única, que resgata o papel social do cidadão. Segundo ele, durante a formação, os estudantes passam muito tempo reclusos à universidade, dentro das salas de aula e laboratórios, que os distancia de um dos principais fins universitários: a extensão. O grupo acredita que o evento seja uma forma de contribuir na construção de uma sociedade melhor para todos.

21 de agosto – Circo Escola São Remo, das 10 às 17 horas
Endereço: Rua Aquianéns, 13 – Bairro Vila Butantã, São Paulo-SP

3 de setembro – Parque Ecológico do Tietê (próximo ao museu), das 10 às 17 horas
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70 – Bairro Eng. Goulart, São Paulo – SP