Casa do Estudante da USP em Piracicaba recebe homenagem pelos 60 anos de existência

Moradia estudantil desde 1962, o espaço que recebe estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz foi reconhecido pela importância da permanência estudantil na Universidade

09/11/2022 - Publicado há 1 ano
Casa do Estudante Universitário da Esalq completa seis décadas – Foto: Divulgação/Esalq

.
A Casa do Estudante Universitário Professor José Benedicto de Camargo (CEU), moradia estudantil da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, recebeu no último dia 4 de novembro uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores da cidade, pelos seus 60 anos de existência. O requerimento de número 170/2022, que expressa a manifestação da Casa Legislativa, é de autoria do vereador Pedro Kawai, e o evento contou com membros da Casa Legislativa e dirigentes da Esalq, além da presença de alunos, moradores, ex-moradores e professores da instituição.

O aniversário da CEU foi celebrado na Esalq em 17 de setembro de 2022, com sessão solene, exposição, lançamento de livro e descerramento de placa comemorativa de quinquênio e encerramento das reformas no prédio. Na ocasião, a comunidade acadêmica esteve presente lembrando histórias e registrando a importância da CEU na questão da permanência estudantil desde 1962.

Histórico

Inaugurada em 14 de setembro de 1962, a Casa do Estudante Universitário da Esalq leva o nome Professor José Benedicto de Camargo em homenagem ao docente que foi diretor da Esalq entre 1957 e 1960. Foi projetada pelo engenheiro Rino Levi, expoente da arquitetura moderna brasileira, e tem capacidade para abrigar 134 estudantes.

Entre 2014-2017, passou por uma grande reforma nos três andares. Na oportunidade, além da troca de esquadrias, pisos e revitalização das áreas comuns, a casa recebeu pintura interna e externa novas e um conjunto de equipamentos e sistemas de segurança, como sensores e escadas de incêndio, rampas, elevador, além de quartos e banheiros com acessibilidade.

Em 2020, a CEU ganhou na fachada da Avenida Pádua Dias, um jardim vertical de 40 metros quadrados, cujo projeto totaliza duas áreas: uma com 9 metros de altura por 4 metros de largura, e a segunda, de 3 metros por 4 metros.

Hoje, 110 estudantes residem na CEU e, desde sua inauguração, a casa já abrigou cerca de 3 mil alunos da Esalq. A seleção das vagas é realizada por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), com base na situação socioeconômica dos candidatos. Na Esalq, a seleção é feita pela Seção de Promoção Social e Apoio Estudantil, da Divisão de Atendimento à Comunidade, ligada à PUSP-LQ. Mais informações no Facebook.
.

Texto adaptado de Alicia Nascimento Aguiar, da Assessoria de Imprensa da Esalq