Campus de Bauru exibe exposição fotográfica “Olhares Urbanos”

Mostra traz 12 imagens feitas pela fotógrafa Denise Guimarães em ruas dos Estados Unidos

02/12/2019 - Publicado há 5 anos
Fotografias Domingo no Parque e Para Lennon, de Denise Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

.
A exposição de fotografias Olhares Urbanos pode ser vista até 13 de dezembro na Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. A mostra integra o Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP em Bauru (PUSP-B).

Os trabalhos são de Denise Guimarães, fotógrafa da área de Tecnologia Educacional da FOB. Paulistana, ela reside em Bauru há 27 anos e é formada em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, onde também fez o mestrado em Design. Repórter fotográfica, já atuou em jornais e assessoria de imprensa.

A fotógrafa Denise Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

Denise ministra cursos e atualmente leciona nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Audiovisual e Arquitetura.

O título Olhares Urbanos faz referência ao gosto pela fotografia de rua nas cidades. “São 12 fotos. Foram feitas este ano em uma viagem para os Estados Unidos”, informa a fotógrafa. “Eu tenho muito material de todos esses anos em que fotografo, mas as fotos que fiz este ano são muito especiais porque, além de ter sido minha primeira viagem internacional fora da América do Sul, pude circular com a câmera pelas ruas, sem me preocupar com insegurança. Isso me permitiu tranquilidade para fotografar, algo que, infelizmente não é possível em São Paulo.”

O gosto pela fotografia foi influência do seu pai, que lhe deu uma câmera quando tinha 13 anos, uma Yashica amarela, guardada até hoje com muito carinho. Mas só começou a pensar seriamente na fotografia durante a faculdade.

Sua escola é o fotojornalismo, por acompanhar os fatos de perto e contar a história sob o seu ponto de vista. Na sua opinião, o bom fotógrafo deve priorizar a sensibilidade acima da técnica.

.

Fotografias Lugar Qualquer e Diariamente, de Denise Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

.

Fotografias De Onde Não te Vejo e Vertigo, de Denise Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

.

Fotografias Amarelo e Linha B, de Denise Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

Sobre a importância da fotografia em sua vida, Denise Guimarães afirma que a fotografia é a sua voz.

Olhares Urbanos pode ser vista na Biblioteca da Faculdade de Odontologia da Bauru (FOB) da USP até 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. A Biblioteca da FOB fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Cidade Universitária, em Bauru (SP). Informações no Centro Cultural da USP de Bauru pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.