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Ainda que as baleias e golfinhos estejam presentes na costa brasileira, eles ainda são pouco contemplados pela literatura nacional e, sobretudo, por aquela destinada ao público infantojuvenil. Com o objetivo de ampliar esse tipo de literatura com termos em língua portuguesa considerando os elementos culturais nacionais e produzir materiais didáticos de qualidade para jovens e crianças, foram lançados três livros e um audiolivro sobre baleias e golfinhos.
As obras foram produzidas por estudantes de graduação dos cursos de bacharelado de Oceanografia e de Ciências Biológicas da USP em conjunto com o professor Marcos César de Oliveira Santos, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador do Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA). As publicações são de livre acesso e gratuitas, disponibilizadas na forma de e-book no site do Laboratório, neste link.
Os livros fazem parte de uma iniciativa do professor de repensar os métodos de ensino das disciplinas e incentivar a cultura e extensão, principalmente a partir de 2011 por meio do LABCMA. “Optei pela a reconstrução do conhecimento compartilhado em sala de aula, e adquirido em pesquisas pelos estudantes fora da Universidade, em produtos que pudessem alcançar um ampla gama de pessoas que não fazem parte da comunidade científica”, conta Santos. Os livros produzidos são parte desse projeto, assim como infográficos, jogos e podcasts já produzidos nos anos anteriores.
A produção desse tipo de material dirigido ao público geral tem ganhado mais apoio na USP a partir de iniciativas Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP. “O LABCMA estruturou uma avenida de comunicação de ciências a não cientistas desde o seu estabelecimento”, pontua o professor. A existência de Bolsas PUB (Programa Unificado de Bolsas) também colaborou para que o projeto avançasse e se ampliasse. O programa atualmente é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação (PRG), Pesquisa e Inovação (PRPI) e PRCEU.
Maria Toninha e a profecia dos humanos cetáceos, de Iris de Moura e com ilustrações de Sabrina Raphaela Santos, conta a estória ficcional da menina Maria, que vira toninha e passa a enxergar o oceano e seus animais de uma maneira diferente. Já Entre baleias e golfinhos, de Milena Lara e ilustrações de Gabriela Lara, é um passeio no fundo do mar que nos faz conhecer mais sobre e algumas das diferenças entre esses animais. Por fim, Conhecendo as baleias e os golfinhos, de Edinéia Barreto em parceria com o professor Marcos Santos, é uma obra que reúne as principais informações sobre algumas espécies desses animais e suas características.
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O livro de Edinéia Barreto foi a proposta de trabalho de graduação da estudante e também está na forma de audiolivro. A ideia da obra surgiu ainda durante um trabalho de uma disciplina optativa oferecida pelo professor Santos. “Ela desenvolveu dois suportes com espécies de baleias e golfinhos feitas com massinha, e caixinhas das quais, ao se apertar um botão, era possível ouvir os sons emitidos por aquelas espécies – material básico para ensino para deficientes visuais”, conta Santos. Desde então o projeto foi lapidado e resultou na monografia sobre a inclusão de deficientes visuais na ciência oceânica, que teve como um de seus produtos justamente o livro Conhecendo as baleias e os golfinhos.
O audiolivro já está disponível para acesso gratuito por pessoas de baixa visão ou cegas na Dorinoteca, biblioteca on-line da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FNDC), parceira do LABCMA nesse projeto. “A FDNC nos mostrou caminhos e fez a principal articulação para que o audiolivro saísse de um sonho em folha de papel”, diz o professor do IO. Representantes da fundação também estiveram presentes durante o lançamento dos livros.
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Santos entende que a publicação dos livros e o projeto do Laboratório por meio dessas iniciativas consegue atingir alguns objetivos. “Popularizar as baleias e os golfinhos no país; já que eles foram culturalmente esquecidos nos nossos meios de educação; incluir a sociedade não cientista como recipiente dos resultados obtidos pela ciência financiada pelos impostos que ela paga; incluir audiências que estiveram historicamente excluídas do acesso a informações sobre o oceano; e ensinar e educar por meio da pesquisa, da ciência”, elenca o professor.
Para baixar gratuitamente os livros, acesse a página do LABCMA neste link.
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*Estagiária sob supervisão de Thais Helena Santos e Claudia Costa