Alimentação, afeto e mundo sustentável: série em podcast debate hábitos alimentares com especialistas

Primeiro episódio produzido por grupo da Faculdade de Saúde Pública da USP traz como destaque o papel da mulher na cozinha, mudanças de hábitos alimentares e as “supostas” facilidades dos alimentos industrializados e uso de delivery

 22/04/2024 - Publicado há 8 meses
Episódio de podcast trata de alimentação e afeto – Foto:TheDillmiester/Freepik

.
O Sustentarea, núcleo de pesquisa e extensão universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, lançou neste mês o primeiro episódio da 4ª temporada do podcast
Comida que Sustenta. Ao todo serão nove episódios norteados pela segunda edição do Manifesto Sustentarea, lançado no final de 2023, que discute os Sistemas Alimentares Sustentáveis. 

No primeiro episódio, o programa traz um debate sobre a alimentação como veículo de cuidado e afeto entre gerações, tendo como destaque o papel da mulher na cozinha, mudanças de hábitos alimentares e supostas facilidades proporcionadas por alimentos industrializados e pelo o uso de delivery, que tem terceirizado as escolhas alimentares da população.

O programa é apresentado por Pamela Di Christine e Ana Lúcia Romito, e conta com a participação da ouvinte Áurea Melhado, da historiadora da alimentação Sidiana Macêdo e da doutora em Estudos de Cultura Contemporânea Bruna Fava.

Clique no player abaixo para conferir o primeiro episódio da nova temporada:

Também está no ar o episódio Sustentarea Explica (C)omensalidade. Derivado do latim “mensa” que significa conviver à mesa, a comensalidade está relacionada a um ato político, social e cultural e não apenas à ingestão de alimento. Comer em conjunto torna-se um momento para compartilhamento e trocas, fortalecendo laços sociais e favorecendo a construção de relações interpessoais. Nesse primeiro programa é discutido o papel da comensalidade na sociedade atual.

Para conferir esse e os demais episódios das temporadas anteriores, acesse o site ou Canal do Sustentarea no YouTube, além de diferentes agregadores de podcasts como o Spotify, o Google Podcasts e o Orelo – plataforma que remunera os criadores de podcasts.

As atividades do Sustentarea podem ser conferidas neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.