Ultrassom transcraniano reduz risco de AVC durante endarterectomia carotídea

Segundo Octávio Pontes Neto, esses resultados sugerem que a sonólise é um método seguro e eficaz na prevenção de acidentes vasculares cerebrais e infartos cerebrais detectados por ressonância magnética durante a CEA

04/07/2023 - Publicado há 10 meses

Logo da Rádio USP

Octávio Pontes Neto fala sobre a sonólise, ou sonotrombólise, uma abordagem terapêutica que envolve o uso de ondas de ultrassom para interromper coágulos sanguíneos e promover a recanalização de artérias bloqueadas. É um procedimento não invasivo que utiliza monitoramento transcraniano por doppler (TCD) para guiar a aplicação das ondas de ultrassom na área-alvo. Ao aplicar ondas sonoras de alta frequência no coágulo, a sonólise/sonotrombólise tem como objetivo quebrar mecanicamente o coágulo e aumentar a eficácia de outros tratamentos de dissolução de coágulos.

Durante a ESOC 2023, foram apresentados os resultados do Sonobirdie, um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, que teve como objetivo avaliar a segurança e eficácia da sonólise, utilizando uma sonda TCD diagnóstica de 2 MHz em 14 centros europeus. Esse estudo incluiu pacientes independentes funcionalmente, com idades entre 40 e 85 anos, com estenose da artéria carótida interna sintomática ou assintomática, mais de 70%, indicados para endarterectomia carotídea (CEA), com fluxo sanguíneo detectável por TCD na artéria cerebral média. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente nos grupos de sonólise ou controle e foram submetidos ao procedimento de sonólise/placebo por 40 a 120 minutos durante a CEA.

Exames neurológicos e ressonância magnética do cérebro, incluindo imagens ponderadas em difusão, foram realizados antes e após a CEA. O desfecho primário, composto de acidente vascular cerebral isquêmico, TIA (ataque isquêmico tansitório) ou morte em 30 dias, foi avaliado. Os resultados demonstraram que a sonólise durante a CEA reduziu significativamente a ocorrência do desfecho primário,  acidente vascular cerebral/TIA  e novas lesões isquêmicas na ressonância magnética. Esses resultados sugerem que a sonólise é um método seguro e eficaz na prevenção de acidentes vasculares cerebrais, TIA e infartos cerebrais detectados por ressonância magnética durante a CEA.

O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.