Perda do olfato pós-covid? USP busca voluntários com sintoma há no máximo 6 meses

Participantes devem ter entre 18 e 60 anos e disponibilidade para realização de testes e retornos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

05/08/2022 - Publicado há 2 anos
Estudo vai avaliar o efeito de um medicamento anti-inflamatório corticoide em solução de lavagem nasal em casos de perda de olfato após a covid-19 – Foto: Pixabay

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para estudo que vai avaliar o efeito de um medicamento anti-inflamatório corticoide em solução de lavagem nasal em casos de perda de olfato após a covid-19.

Para participar é preciso ter entre 18 e 60 anos, ter resultado de exame positivo para covid-19 nos últimos seis meses, ter perda de olfato após a infecção e ter disponibilidade de ir ao Hospital das Clínicas da FMRP para realização de testes e retornos uma vez ao mês durante dois meses.

A pesquisa Nasal irrigation with budesonide for the treatment of sudden anosmia by COVID-19: randomized, double-blind, controlled clinical trial é um projeto multicêntrico coordenado pela professora Wilma Terezinha Anselmo Lima, da FMRP.

Além de pesquisadores da FMRP, o estudo conta com participantes do Hospital Moriah, Faculdade de Medicina (FM) da USP, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital IPO, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição, Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Universitário Walter Cantídio (UFCE), Universidade Estadual de Londrina, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Universidade de Fortaleza e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Mais informações e pré-inscrição: (16) 98180-9990.