Reduzir o preço dos combustíveis pode piorar a situação econômica do País

Segundo o professor Luciano Nakabashi, a redução de receitas ou aumento de gastos sem contrapartida são fatores ruins em termos econômicos e não trazem justiça social

 16/02/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

A proposta de isenção de impostos para os combustíveis, feita pelo governo federal, é o tema da coluna Reflexão Econômica desta semana, com o professor Luciano Nakabashi. Segundo Nakabashi, uma medida artificial para tentar segurar o preço de um produto como o combustível acaba impactando o dia a dia das pessoas e por isso afeta a popularidade do presidente. Assim, diz Nakabashi, é algo pensado para o momento que é de ano eleitoral e é populista, pois, se por um lado, tem efeito a curto prazo, mostrando que o governo está fazendo algo para ajudar a população, por outro, pode piorar a situação econômica do País. 

O professor lembra que existe um problema fiscal no Brasil, onde a pressão por gastos é grande, e ainda existe uma desconfiança do mercado sobre a capacidade do governo em manter controlada as contas públicas. Por isso, afirma, medidas adicionais que provoquem redução de receita ou aumento de gastos sem contrapartida vai acabar gerando um ambiente com mais instabilidade e incerteza em relação à capacidade do governo em manter em dia as suas contas. “Esse cenário pode reduzir investimentos no País, causar fuga de capitais e isso leva à depreciação cambial, o que vai afetar a inflação, e tem impacto pequeno sobre o bem-estar das pessoas.” 

Para o professor, a redução de preço dos combustíveis, principalmente os fósseis, pode ser um incentivo para o maior consumo, o que é ruim para o meio ambiente e, ainda, beneficia somente grandes transportadoras e não o caminhoneiro individual. “Um tipo de política que aparece, as pessoas percebem, mas acaba subsidiando aqueles com condições econômicas favoráveis, como as grandes transportadoras e aqueles proprietários de veículos grandes que usam diesel. Então é o tipo de política populista, para angariar votos, mas que acaba sendo ruim para o País, tanto em termos econômicos como para se fazer  justiça social.”  


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.