Queimadas não afetam apenas meio ambiente, mas também saúde e trabalho

Saldiva explica como a perda da cobertura vegetal prejudicará trabalhos envolvendo a produtividade do solo e recursos naturais, além dos danos em nosso organismo

 21/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nestas últimas semanas, notícias relacionadas a incêndios se alastrando mundo afora ficaram em evidência. No Brasil, temos a situação caótica encontrada no Pantanal, em que o número de queimadas está três vezes acima da média mensal. No entanto, além da questão ambiental, as queimadas podem trazer outros tipos de malefícios, inclusive ao organismo humano. Na coluna de hoje (21), Paulo Saldiva trata justamente desse assunto e seus efeitos.

“Os gases derivados desse processo de combustão das florestas vão para a atmosfera e penetram em nossos pulmões, promovendo danos, inflamação; vários estudos relacionados a esse tema demonstram que a queima da biomassa das florestas promove adoecimento, mortes prematuras e mutações em nosso corpo”, comenta Saldiva. Além disso, há consequências mais tardias, pois com a perda da vegetação, trabalhos envolvendo a produtividade do solo e recursos naturais não serão mais possíveis.

O colunista explica que o regime de chuvas do País também será afetado no futuro, em um cenário já preocupante de diminuição das chuvas no Hemisfério Sul, por causa das mudanças climáticas.

Saiba mais ouvindo a coluna Saúde e Meio Ambiente completa no player acima.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.