Por que mulheres vivem mais do que os homens?

Estudo australiano mostra que a causa é biológica, e não comportamental; resultados podem ajudar cientistas a entender melhor os mecanismos ligados ao coronavírus

 01/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

 

As explicações para essa maior longevidade são muitas. Os homens sofrem mais estresse, arriscam-se mais e vão menos a médicos. Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Biology Letters mostra que a diferença de longevidade é biológica, e não comportamental. E a explicação está nos cromossomos, isto é, na diferença entre os sexos masculino e feminino.

Para chegar a essa conclusão, cientistas australianos investigaram o que ocorria com outros mamíferos: répteis, aranhas, gafanhotos, borboletas e mariposas, entre outros. Os resultados mostraram que os mamíferos machos vivem, em média, 17% menos.

Um assunto correlato está intrigando cientistas. Dados preliminares estão mostrando que a pandemia de coronavírus está matando mais homens do que mulheres. Uma possível explicação estaria no cromossomo X, já que há, pelo menos, 20 genes ligados à resposta imune neste cromossomo.

Segundo a professora Mayana Zatz, do Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), pesquisar por que algumas pessoas desenvolvem formas mais graves será de grande interesse para os geneticistas.

Ouça detalhes clicando no áudio acima.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.