População tem direito à informação neste período de pandemia

Saúde no Brasil é serviço público por excelência, pensado e instituído pela Constituição Federal, diz a professora Eunice Prudente

Em sua coluna desta semana, ela fala sobre a importância dos serviços de saúde em tempos de coronavírus  e sobre o quanto é vital a informação nesse período de crise. A professora lembra que a iniciativa privada e os serviços de saúde privados são autorizados pelo Ministério da Saúde. A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – concentra a regulamentação e fiscalização de ações preventivas e assistenciais à saúde. Os Estados têm secretarias de saúde. Todos devem atuar coordenados. Os serviços públicos de saúde privatizados são de relevância para o público, como todas as ações do SUS, que são regulamentadas, fiscalizadas e controladas na sua execução. Os artigos 196, 197 e 198 da Constituição garantem isso de forma muito clara, mas ainda falta um diálogo entre a iniciativa privada e os serviços públicos de saúde.
A professora Eunice Prudente diz que “é uma pena que ainda haja uma desconfiança muito grande por parte da população com as informações divulgadas pelos órgãos de saúde.” Na opinião da professora, “falta investimento na educação. Os brasileiros deveriam ter passado pelos serviços de educação, mostrando a relevância dessa organização, estado que envolve todos. O titular é o povo, que deve ser orientado. Não se deve deixar o diálogo para um momento de crise.”

Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP. 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.