Linha de cuidado ao Acidente Vascular Cerebral ganha certificação como Cidade Angels

“A certificação é um atestado de dever cumprido, reconhecimento de um trabalho árduo e desenvolvido na direção certa”, comemora o embaixador do projeto Cidade Angels, Octávio Marques Pontes Neto

07/11/2023 - Publicado há 8 meses

Logo da Rádio USP

A cidade de Ribeirão Preto recebeu na semana passada a certificação de primeira Cidade Angels do mundo, em referência à linha de Cuidado ao Acidente Vascular Cerebral. O professor Octávio Pontes Neto explica que essa iniciativa  já está presente em mais de 100 países e certificou mais de mil hospitais em todo o mundo para o atendimento ao paciente com AVC, utilizando indicadores que avaliam a implementação das principais evidências clínicas para o manejo dos pacientes com AVC. “É uma colaboração entre a Boehringer-Ingelheim, European Stroke Organization e a Sociedade Brasileira de AVC. O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto já é certificado.”

A boa notícia é que Ribeirão Preto foi escolhida como a primeira cidade do mundo a ser certificada justamente pelo trabalho que tem sido feito nas escolas da rede municipal de capacitação das crianças para identificação dos casos de AVC e ativação do sistema médico de emergência, um trabalho em parceria com o Samu de Ribeirão Preto.

Pontes conta que a importância dessa certificação é o compromisso firmado com a administração municipal e a superintendência do HC com a linha de cuidado ao AVC na cidade. Como fruto foi pactuada a expansão da unidade de AVC para unidade de emergência, que passa de 20 leitos no próximo ano, além da criação de outros hospitais com certificação para AVC em Ribeirão Preto. “É uma certificação de compromisso da cidade e dos prestadores de saúde com a melhoria contínua do atendimento ao AVC na cidade”, afirma Pontes, que admite, porém, que ainda há muito para ser feito, “é um trabalho de um grupo enorme de pessoas, que vai desde as escolas, das professoras das escolas da rede municipal, do Samu, do atendimento hospitalar e da rede de reabilitação. É um grupo enorme de profissionais que estão trabalhando para a melhoria do atendimento aos pacientes”.

O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.