Depois das medidas tomadas na China, em termos de restrições ao uso de veículos, a agência espacial americana Nasa divulgou duas imagens da província de Wuhan: uma delas referente aos primeiros 20 dias de janeiro e outra do período entre 10 e 25 de fevereiro. “Enquanto na primeira foto estão bem aparentes as manchas amareladas, alaranjadas e até avermelhadas, na segunda há um azul límpido semelhante a um céu, sem quase nenhuma mancha amarela”, observa o professor José Eli da Veiga.
No que ele chama de “exercício teórico”, o colunista observa que, “apesar de ser ainda uma hipótese fora de sentido, a de que se decida de uma hora para outra reduzir drasticamente o uso de combustíveis fósseis, seria mais ou menos esta a imagem visível para todo o mundo”. Certamente, caso uma hipótese dessa natureza viesse a se confirmar, seria de forma bem mais lenta, “pois dependeria de importantes decisões em termos de governança global”.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.
Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.