Imagens mostram como estaríamos sem o uso de combustíveis fósseis

Feitas pela Nasa, as imagens, colhidas na China, ilustram os resultados de uma redução drástica do uso dos combustíveis fósseis

Depois das medidas tomadas na China, em termos de restrições ao uso de veículos, a agência espacial americana Nasa divulgou duas imagens da província de Wuhan: uma delas referente aos primeiros 20 dias de janeiro e outra do período entre 10 e 25 de fevereiro. “Enquanto na primeira foto estão bem aparentes as manchas amareladas, alaranjadas e até avermelhadas, na segunda há um azul límpido semelhante a um céu, sem quase nenhuma mancha amarela”, observa o professor José Eli da Veiga.

No que ele chama de “exercício teórico”, o colunista observa que, “apesar de ser ainda uma hipótese fora de sentido, a de que se decida de uma hora para outra reduzir drasticamente o uso de combustíveis fósseis, seria mais ou menos esta a imagem visível para todo o mundo”. Certamente, caso uma hipótese dessa natureza viesse a se confirmar, seria de forma bem mais lenta, “pois dependeria de importantes decisões em termos de governança global”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.