Descoberta estrela distorcida com formato de gota e que pulsa só de um lado

A sonda da Nasa que busca exoplanetas permitiu aos astrônomos observarem este raro objeto

Com dados da sonda Tess, da Nasa, um grupo de astrônomos descobriu uma estrela em formato de gota, e que pulsa só de um lado. A HD74423 fica a 1.500 anos-luz do nosso planeta está em um sistema binário com outra estrela, essa do tipo anã vermelha.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner nos conta que objeto raro é esse, e como é possívvel que uma estrela fique assim pulsando só de um lado.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.