Mais uma confirmação de que o novo coronavírus traz sintomas neurológicos, principalmente quando doentes apresentam quadro respiratório mais grave, veio na publicação do New England Journal of Medicine da semana passada. A publicação trouxe relatos de intensivistas de um hospital de Estrasburgo, França, apresentando frequência elevada de problemas neurológicos em infectados pela covid-19 com grave quadro pulmonar.
Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto diz que as observações mais comuns, vistas ainda na admissão desses pacientes no hospital, foram agitação, confusão mental e “achados sugestivos do envolvimento do trato corticoespinhal, sugerindo uma lesão do sistema nervoso central”.
Pontes Neto conta que a equipe de Estrasburgo estudou 58 desses pacientes, com quadro grave, e encontrou problemas neurológicos em 14% deles. Conseguiram fazer ressonância magnética em 13 dos pacientes e em oito encontraram “sinais de realce meníngeo, sugestivos de inflamação das membranas que envolvem o cérebro”. Além de outros dois doentes com sinais de AVC isquêmico recente.
Mesmo sendo cedo para afirmar que todas as manifestações neurológicas encontradas estão diretamente ligadas à infecção pelo sars-cov-2, tanto os pesquisadores franceses quanto o professor Pontes Neto acreditam que, em presença de quadro respiratório grave associado à covid-19, “os médicos devem ficar atentos às manifestações de complicações neurológicas”.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.
O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.