Erro humano no trabalho representa falhas de design e projeto dos equipamentos

Segundo Luli Radfahrer, com a tecnologia de hoje é muito mais fácil projetar um produto melhor e mais resistente a erros humanos

 01/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/05/2020 as 10:45

Logo da Rádio USP

Na coluna Datacracia de hoje, o professor Luli Radfahrer fala sobre o erro humano no trabalho que, para ele, é uma questão bastante controversa. “O erro humano é, na verdade, um erro de design, um erro do projeto dos equipamentos, dos sistemas. Hoje, com a automação de serviços e produtos, é muito mais fácil concluir que um produto falhou por erro humano”, explica o professor. 

Radfahrer explica que o próprio projeto impede o erro humano, mas não há como impedir uma sabotagem deliberada do equipamento, como “alguém enfiar uma chave de fenda em uma escada rolante”, exemplifica ele. Em áreas como a siderurgia, ou em linhas de montagem de empresas automotivas, há muitas práticas para impedir o erro humano, por isso são seguras.

“O que devemos hoje é demandar equipamentos mais seguros e não engolir essa história de que o produto falhou por erro humano. Isso não pode acontecer neste momento em que tantos produtos são desenhados e têm tanta tecnologia, inteligência artificial e sensores por todos os lados. É muito mais fácil projetar, cada vez mais, um produtor melhor e mais resistente a erros humanos”, completa Radfahrer.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.