Desenvolvimento infantil pleno inclui habilidades socioemocionais

Essas habilidades serão fundamentais num mundo que exigirá cada vez mais criatividade e capacidade de resolução de problemas

Atualmente, está cada vez mais importante ensinar para as crianças habilidades socioemocionais, é o que afirma o professor Luciano Nakabashi, na coluna Reflexão Econômica desta semana. O professor explica que a tendência é a inteligencia artificial continuar substituindo cada vez mais o ser humano nas atividades rotineiras, como escrita e o fazer contas, por exemplo. “É claro que ensinar matemática, ler e escrever é uma questão muito importante no desenvolvimento do raciocínio, mas quando essas crianças crescerem isso ficará menos importante”.  Já as habilidades socioemocionais, afirma o professor, serão cada vez mais importante.  Para o professor, com a substituição cada vez maior do ser humano pela robotização nas atividades rotineiras, a tendência é aumentar o  relacionamento entre as pessoas, o que exigirá habilidades socioemocionais, o que será fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças.

O professor cita trechos da obra Resiliência – O segredo da força psíquica, de Christina Berndt,  que aborda, segundo Nakabashi coisas importantes para as crianças aprenderem desde cedo. “Quando as crianças são envolvidas em decisões importantes, desenvolvem o senso de autoeficácia e de controle da própria vida, o que é importante para poder fazer as coisas e se sentirem mais confiantes”. E, ainda, “quando elas experimentam desde cedo que podem recorrer aos pais e outras pessoas de seu convívio em situações problemáticas, elas aprendem a buscar apoio social”.

O professor lembra que vários estudos já mostraram que é fundamental a pessoa encontrar o sentido da sua vida, o que é importante para ela, isso traz satisfação e bom desempenho no trabalho. Assim, essa é uma estratégia super importante para o desenvolvimento das crianças, do capital humano, onde serão cada vez mais importantes “a criatividade e a capacidade de resolução de problemas”.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Ouça a coluna na íntegra no player acima.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.