A Câmara Municipal de São Paulo está discutindo, nesta semana, temas importantes, como o aumento do IPTU e a reforma da Previdência dos funcionários públicos municipais, mas outros temas também estão na pauta, como o Projeto de Intervenção Urbana (PIU Central), que é uma proposta de reestruturação da área central de São Paulo e de bairros como Tamanduateí e Leopoldina. O objetivo central desses projetos é estimular a produção de metros quadrados adicionais de área construída.
A professora Raquel Rolnik alerta ser estranho, num momento em que o mercado imobiliário está “bombando”, com uma grande quantidade de lançamentos, inclusive durante a pandemia, aparecer um projeto para estimular e induzir mais produção de metros quadrados de área construída na cidade. Para ela, Há uma contradição nessa questão, justamente por causa da diminuição das mortes e internações pela pandemia, quando se deveria pensar pela retomada da economia e mobilidade na cidade.
O primeiro tema que deveria estar em discussão é a crise da mobilidade do sistema de transporte coletivo, especificamente dos ônibus, no que diz respeito à gestão e financiamento, que passou recentemente por licitação e está “congelada” por 35 anos. O setor passou por perdas durante a pandemia, cerca de 50%, e, apesar de ter sido retomado, ainda não se sabe se voltará aos 100% de funcionamento.
A saída para o setor de transporte, por ônibus, seria o aumento da tarifa, o que não deve acontecer com o grande número de desempregados em função da crise.
Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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