Aplicativo gratuito da USP promove a interação com monumentos históricos

O projeto demonumentaRA inaugura, dia 30, na Praça do Relógio, essa experiência em realidade aumentada

26/09/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

“O projeto demonumentaRA propõe uma interação e reflexão com 22 monumentos contruídos e implantados ao longo da história da cidade”, observa a professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Trata-se de uma experiência em realidade aumentada que faremos, no próximo dia 30,  às 17h30, na Praça do Relógio da USP. O visitante vai usar um aplicativo gratuito, inteiramente desenvolvido na USP, que permite a interação com 22 monumentos construídos e implantados ao longo da nossa história”, explica Beiguelman.

Esse aplicativo, com audioguias, permite observar detalhes em 3D. “É uma exposição imersiva com obras que têm como foco três datas: os monumentos criados para as celebrações de 1922, ano da Semana da Arte Moderna e do Centenário da Independência, 1954, quando é celebrado o IV Centenário de São Paulo e, em 1972, data do sesquicentenário da Independência, promovida pela ditadura militar, sob o governo de Emílio Garrastazu Médici.”

Beiguelman ressalta que o demonumentaRA resulta de um projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido integralmente pela FAU, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Design, com participação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e do Museu Paulista da USP. “A proposta da reflexão sobre o patrimônio histórico é feita a partir de uma abordagem transversal do conhecimento que não hierarquiza a teoria em relação às práticas. E o que acho mais importante, do ponto de vista pedagógico, é que não  hierarquiza também o lugar do aluno e do professor.”

]https://jornal.usp.br/universidade/projeto-usa-realidade-aumentada-para-promover-discussao-sobre-patrimonios-historicos/

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.