Professor da FAU lança livro sobre arquitetura brasileira moderna

O professor José Lira falou sobre seu novo livro no programa “Via Sampa”, da Rádio USP

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Novo livro do professor da FAU José Lira engloba as edificações acima – Foto: Reprodução
O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira. Texto de José Lira e ensaios fotográficos de Leonardo Finotti; organizado por Reinaldo Botelho

O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira é o nome do livro escrito pelo professor José Tavares Correia de Lira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que acaba de ser lançado pela Editora DBA. Com ensaios fotográficos de Leonardo Finotti e organização do pesquisador Reinaldo Botelho, o livro analisa a arquitetura moderna brasileira por meio de 16 obras projetadas por diferentes arquitetos, em várias regiões do Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960. Todas elas se encontram tombadas ou em processo de tombamento.

No livro, o professor Lira relaciona as obras a acontecimentos ligados à sociedade, à cultura e à arquitetura no Brasil. “O esforço de síntese empreendido nessas obras, entre arte e técnica, edifício e paisagem, recursos nativos e ofertas adventícias, foi talvez dos últimos que pretenderam algum acordo entre produção arquitetônica e representações nacionais”, afirma o professor.

Ouça no link acima a entrevista do professor José Lira, sobre o seu livro, no programa Via Sampa da Rádio USP (93,7 MHz). O programa é apresentado por Mario Sant e tem produção de Heloisa Granito.

 

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados