Quilombo Academia: a erudição da obra miscigênica de Caetano Veloso é um manifesto contra a imposição do cânone eurocaucasiano

A axiologia do multiculturalismo baiano é a base estética da caetanidade musical

 25/08/2023 - Publicado há 8 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: a erudição da obra miscigênica de Caetano Veloso é um manifesto contra a imposição do cânone eurocaucasiano
/

A ontologia musical de Caetano Veloso se estabelece no imaginário da espontaneidade crítica e reflexiva de uma intelectualidade orgânica gramsciana, que Caetano quer para reinventar o Brasil, com base nos movimentos sociais. Sendo uma espécie de desconstrução utópica, fenômeno que é percebido na significação do conjunto da sua obra, parecendo sugerir um rompimento com a verticalidade da hegemonia imagética do euro-hetero-macho-autoritário.

A utopia onírica da sua obra está para além da estética iluminista, que é limitada a arte, divorciada da realidade. A erudição da caetanidade encontra no cotidiano das ruas da telúrica brasilidade baiana um mundo de axiologia miscigênica, que Caetano sugere como paradigma para negar o cartesianismo eurocaucasiano, em proveito de uma alegria revolucionaria bakhtiniana. Cuja essência é a polissemia existencial do samba, que tem amplitude holística na emergência da corporalidade do ibero-ásio-afro-ameríndio, que no prazer do canto e da dança sugere um não ao limite anticivilizatório da imposição monocultural eurocaucasiana.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.